Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O presidente da Bahia Farm Show, Celestino Zanella, defende a participação, na feira, de pequenos, médios e grandes agricultores. “Agricultura não tem tamanho, tem escala”, define. Para ele, os temas abordados no evento, bem como as tecnologias apresentadas pelos expositores são de interesse de todos os produtores rurais.

Assim, a Bahia Farm Show terá, mais uma vez, uma área reservada à agricultura familiar, para que os agricultores que produzem em menor escala também tenham acesso às mais novas tecnologias que prometem aumentar a produtividade e reduzir os custos.

Além de participarem como expectadores, a categoria também irá expor. Sob o comando da Secretaria de Agricultura de Luís Eduardo Magalhães, a agricultura familiar deve simular uma pequena propriedade rural, onde o Sistema Mandala será a base econômica, com o foco na produção de alimentos para o sustento familiar. “O objetivo é garantir a alimentação da família e o excedente comercializar”, explica o secretário de agricultura de Luís Eduardo Magalhães, Franco Bosa.

Ele acrescenta que o Sistema Mandala, que será apresentado durante a Feira, busca diversificar as atividades agrícolas com a finalidade de melhorar o padrão alimentar das famílias e aumentar a renda através da introdução de tecnologia apropriada e de baixo custo de produção. Também conhecido como Alternativa de Produção Agroecológica Integrada Sustentável (APAIS), é uma tecnologia social que propicia aos agricultores familiares a chance de produzir sem o uso de defensivos agrícolas.

Durante a 13ª edição da Bahia Farm Show, entre os dias 30 de maio e 3 de junho, será possível conhecer melhor o projeto, onde a base econômica estará na diversificação agrícola e na criação de frangos. “A integração permite a otimização da produção, os frangos produzem carne, ovos e esterco para o próprio sistema. O que sobrar pode ser vendido e ainda aproveitado para alimentação dos animais, e para o consumo humano”, diz o técnico da secretaria, Rubens da Anunciação.

Todas as etapas para o funcionamento do sistema poderão ser conhecidas pelos frequentadores da Bahia Farm Show, desde planejamento, custos de produção, plantio, culturas mais apropriadas, criação de animais e, finalmente a comercialização.  Para esta última fase será montada uma pequena feira onde os produtos serão expostos para venda. Tudo de forma sustentável e ecologicamente correta.