Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Sisepe/NCST

Uma caravana tocantinense de sindicalistas está em Brasília/DF participando do manifesto nacional contra as reformas da Previdência e Trabalhista. Munidos de cartazes, aos gritos de "Fora Temer", representantes do Sindicato dos Servidores Públicos (Sisepe/TO), da Nova Central Sindical dos Trabalhadores no Tocantins (NCST/TO), Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual (Sindifiscal/TO), Federação dos Sindicatos dos Servidores do Tocantins (Fesserto/TO), entre outros, marcham contra o presidente e pressionam os parlamentares. 

Em entrevista ao Conexão Tocantins na tarde desta quarta-feira, 24, o presidente do Sisepe e NCST, Cleiton Pinheiro, falou da proporção do ato, e disse ser inaceitável que a população brasileira aceite a continuidade do governo Michel Temer. "Pela forma que o Brasil está hoje, o presidente que temos totalmente comprometido com essa roubalheira, com essa questão da corrupção, é inaceitável que a população brasileira, o cidadão, aceite um presidente governar dessa forma. Precisamos colocar a cara na rua e é isso que estamos fazendo, as centrais estão fazendo os seus papeis, através das confederações, sindicatos de base e nós vamos arredar, de forma alguma!", frisou. 

Rumo ao Congresso Nacional, os manifestantes esperam convencer a descontinuidade das reformas. Segundo ele, se o Congresso não recuar, outros manifestos serão realizados. "Vendo essa mobilização o presidente Temer vai ver que realmente ele não tem condições de continuar no governo, tem que parar com essa questão da proposta da reforma da previdência, da reforma trabalhista e pensar no Brasil, nos brasileiros. Esse é o resultado que esperamos e estamos aqui firmes", disse Pinheiro. 

Parlamentares 

Os representantes tocantinenses ainda não conseguiram falar com os parlamentares do Estado, porém, como explicou Cleiton Pinheiro, a manifestação é de rua e após o ato, deverá ser montada uma comissão através das centrais nacionais, com o intuito de buscar reunião com todos os políticos. "Vamos continuar o nosso trabalho e hoje mesmo já mandamos fotos da nossa movimentação aqui para todos os deputados federais do Tocantins e todos estão sabendo que o Tocantins está aqui presente nessa manifestação e o Tocantins não aceita que eles votem nessas reformas", afirmou o sindicalista. 

No Senado 

Após intenso bate-boca e muito nervosismo no Senado, nessa terça-feira, 23, o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Tasso Jereissati (PSDB-CE), deu como lido relatório da Reforma Trabalhista e marcou a votação da reforma na comissão para a próxima terça-feira (30).