Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Cada vez mais sustentável e social, o agronegócio do Oeste da Bahia tem mostrado a sua atuação fora do campo, melhorando a vida de pessoas carentes da região, por meio do Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis). A 13ª edição da Bahia Farm Show foi palco, logo na sua abertura, nesta última terça-feira (30), de novas adesões de agricultores ao Fundo, que financia projetos sociais.

Resultado de uma parceria, iniciada em 2006, entre a Associação de Agricultores e Irrigantes – Aiba e o BNB. Os recursos são obtidos por meio de negociações de custeio dos produtores associados à Aiba junto ao BNB de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Correntina. 

“Em 11 anos da atuação já foram lançados seis editais, com investimentos de mais de R$ 3,5 milhões em 81 projetos sociais, de 51 instituições de 13 municípios”, disse o superintendente estadual do banco, Antônio Jorge Guimarães. Ele acrescentou que as execuções dos projetos geram empregos temporários e fixos, além do desenvolvimento da economia como um todo.

Para o presidente da Aiba, Celestino Zanella, o sucesso do Fundesis é uma ‘canalização de esforços’. “Esta é a nossa contribuição com o social, cada projeto realizado é uma demonstração do comprometimento do produtor que doa uma parcela dos financiamentos de custeio de suas lavouras para o programa, e por outro lado, está o banco, oferecendo condições mais vantajosas aos produtores”, disse.

Os recursos são destinados a creches, abrigos, orfanatos, pré-escolas centros culturais e esportivos, podendo ser empregados na construção de sedes próprias, reformas, aquisições de mobiliários, equipamentos e outros avanços. Cada instituição pode receber até 50 mil por projetos, com contrapartida de até 25% em serviços e bens. O edital lançado em março de 2017, contemplando R$ 600 mil, recebeu 45 projetos oriundos de instituições de vários municípios da região, e os mesmos serão analisados para aprovação até 15 de junho. 

Presente na cerimônia de assinatura, o vice-governador João Leão conclamou os demais agentes financeiros para também apoiarem o projeto, a exemplo do BNB. “Faço aqui uma convocação para bancos como a Caixa Econômica, Banco do Brasil e outros para aderir a este projeto que garante a melhoria da qualidade de vida de a tantas pessoas do nosso oeste baiano”, finalizou. Assinaram termo de adesão os agricultores Valter Gatto e Marcelo Koppes.