Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Com o apoio da Fundação Cultural de Palmas, a Fábrica Produções realiza neste domingo, 4, a cabine de imprensa do curta tocantinense “João e Maria, uma aventura no Cerrado”, às 20h, no Cine Cultura, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.

O projeto foi selecionado por meio do edital de incentivo à cultura Procine Palmas/FCP/FSA 2015, pela Fundação Cultural de Palmas, com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Ancine e do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), e em co-produção com o Instituto Ideia.

Aventura, emoção e mistério são os elementos que envolvem os personagens da história adaptada do conto universal dos irmãos Grimm. Os personagens mitológicos da cultura popular tocantinense se mesclam na trama dos irmãos João e Maria, dando uma pitada de regionalismo no filme.

Segundo o diretor do curta, a união do clássico da literatura com a cultura popular do Brasil Central enriqueceu muito a obra. “Os elementos da fauna e da flora tocantinense ganharam vida, com as araras, os girassóis e os douradinhos. Além disso, a lenda da Caipora e a Suça, que são manifestações culturais típicas da nossa região, contextualizam, no universo imaginário das nossas crianças, a realidade local. Foi muito gratificante produzir para esse público”, afirma Marco Aurélio Jacob.

A história de João e Maria, que se passa no Cerrado tocantinense, já foi contada anteriormente, em um belíssimo espetáculo teatral, também selecionado pelo edital Promic 2013, da Prefeitura de Palmas e montado pela equipe do ponto de cultura Instituto Ideia, que é co-produtor do filme, e da Cia de teatro UmPontoDois, responsável pela seleção de todo o elenco do curta.

“João e Maria, uma aventura no Cerrado, é uma obra que homenageia as riquezas da cultura popular do povo do cerrado, mas também usamos na criação uma forma lúdica para tratar de assuntos sérios como a fome, a miséria, a exploração infantil e a perda de um ente querido. É um filme para toda a família”. Comenta Lucas Justino, um dos idealizadores e roteiristas do filme.

Segundo a produtora executiva, ainda não há uma agenda definida para exibição do filme para o público em geral. “Depois do lançamento oficial pretendemos inscrever o curta em festivais e só então fazer um planejamento para a circulação. Mas certamente em breve João e Maria, uma aventura no Cerrado já estará disponível e acessível para todos”, afirma Andréa Lopes.

Sinopse

A fome ronda a casinha simples da família de João e Maria que se vê obrigada a abandonar as crianças à mercê do apetite insaciável de criaturas famintas de um cerrado arrasado pela seca. Uma mata recheada de mistérios e encantamentos que revelará grandes segredos.

Perfil do Diretor

Nascido em Curitiba em 1981, Marco Aurélio Jacob, fez teatro, música, faculdade de Publicidade e Propaganda, especialização em Comunicação e Semiótica, ganhou prêmios com o curta metragem "Manifesto - O sentimento arquivado" e na TV Paraná Educativa com um especial sobre a África no programa "Alegria de Viver". Trabalhou como roteirista, produtor, e diretor de TV. Trabalhando tanto em produtoras de vídeo, em TV e cinema, como em projetos da Lei de Incentivo a Cultura, como produtor da "Expedição Coração do Paraná", que foi o maior registro foto e vídeo documental da história do Paraná, com a publicação de um livro com mais de 500 páginas de fotos do Orlando Azevedo e de um documentário, além de 9 meses de cobertura na Gazeta do Povo todos os sábados com uma página inteira. Trabalhou como assessor de comunicação da Secretaria de Meio Ambiente do Paraná, produzindo vídeos, documentários e animações de educação ambiental e institucional. Co-produtor executivo do longa "Garibaldi in America", na Itália.

Participou de inúmeros festivais de cinema na Europa e também de mostras de cinema, com o "Manifesto" e "Homem Guarani" também de sua autoria. Direção do Programa “Viola Caipira” – Redesat – TVE Tocantins. Entrevistas e argumentos do “Seja bem-vindo, prefeito”. Roteiro e Assistência de Direção do curta “Um Plano Infalível”- Globo do Paraná. Atualmente mora em Palmas, onde é produtor e professor universitário. Diretor da Raka Filmes, produz cinema, documentários, roteiros e fotos, tento um livro coletivo de fotógrafos publicado em Lisboa, o "Da luz e da Sombra". 

Ficha Técnica

João e Maria, uma aventura no Cerrado

Abertura: Ancine 15 ANOS

Patrocínio: FSA – BRDE –FCP- Prefeitura de Palmas

Produção: Fábrica Produções

Co-produção: Instituto Ideia

Apoio: Idea Áudio Estúdio e Kondo Construtora e Arquitetura

Roteiro Original: Daniela Rosante e Lucas Justino

Adaptação de Roteiro: Lucas Justino e Marco Aurélio Jacob

Argumento e Direção: Marco Aurélio Jacob

Assistente de Direção: Pablo Pereira

Produtora Executiva: Andréa Lopes

Ator Convidado: Cícero Belém

Elenco /  personagem

Esther Oliveira.............. Maria

Valentim Gomes..............João

Adriana Martins...............Madrasta – Bruxa /Bruxa (Mamulengo)

Cícero Belém...................Zé

Anna Claudia Rodrigues....Caipora/Madrasta (Mamulengo)

Eric Negreiros................Douradinho 1/ João (Mamulengo)

Cris Viana......................Douradinha 2

Gustavo Alles.................Douradinho 3/Cantador 2

Ana Kamila Silva............Girassol Gina/Maria (Mamulengo)

Jaiane Alves...................Girassol Gira

Patrícia de Sá......................Girassol Gisa/Cantadora 1

Fátima Salvador............Arara Azula/Cantadora 2

Kamilla Silva..................Arara Ara

Thalys Lisboa................Tuca /Cantador 1

Lucas Justino................ Zé (Mamulengo e boneco de vareta)