Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação/Assessoria de imprensa Um caminhão baú também foi apreendido pela PM nas proximidades da cidade de Cariri Um caminhão baú também foi apreendido pela PM nas proximidades da cidade de Cariri
  • Em um dos veículos utilizados pelos criminosos a PM encontrou diversos explosivos
  • Arma localizada dentro de camionete utilizada pelos criminosos

Moradores do município de Gurupi, na região sul dos Estado do Tocantins, vivenciaram momento de terror na noite desse domingo, 11, por volta das 22h40, durante um assalto a uma agência bancária. Na ocasião, os criminosos explodiram uma agência do Banco do Brasil, fizeram pessoas reféns e atearam fogo em carros.

De acordo com informações divulgadas pela Polícia Militar, depois de vários disparos de arma de fogo em distintas regiões da cidade, a PM foi informada de que havia um assalto na agencia, localizada na Rua 5. Os bandidos explodiram o caixa eletrônico, incendiaram quatro veículos, sendo três carros e uma moto, que estavam estacionados nas proximidades do banco. Em seguida, fugiram no sentido da Avenida S 15 no Setor Sol Nascente. Durante o percurso, efetuaram um disparo de arma de fogo que atingiu uma mulher de 36 anos no ombro. A vítima foi conduzida ao Hospital Regional de Gurupi, onde está internada. Os reféns foram soltos logo em seguida em uma estrada vicinal chamada Baliza.

Ao Conexão Tocantins, o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, major Flávio Santos Brito, informou que 14 pessoas foram feitas reféns durante a ação criminosa. Nenhum deles ficou ferido. A Polícia contabiliza entre 20 e 30 bandidos envolvidos no crime, praticado na modalidade “novo cangaço”. Ainda não há informações quanto a origem dos 4 veículos incendiados.

"De imediato acionamos o plano de cerco e bloqueio, colocando viaturas estrategicamente posicionadas em pontos de possibilidade dos assaltantes passarem. Em alguns pontos houve troca de tiros, em outros, não foi possível, porque os assaltantes estavam com pessoas na carroceria, no capô dos carros utilizados na fuga", informou o comandante.

Durante patrulhamento, a PM localizou um caminhão baú com placa de Goiânia/GO, contendo explosivos e dinheiro, além de duas caminhonetes, com placas de Teresina/PI e Mossoró/RN, uma delas apreendida com explosivos e na outra os policiais localizaram também uma pistola e alguns projéteis de outras armas de fogo. Os criminosos utilizaram o extintor de incêndio do veículo na arma para dificultar a coleta de possíveis impressões digitais. 

Conforme o comandante, o caminhão foi abandonado pelos assaltantes ao avistarem uma viatura da Força Tática, a que fazia o patrulhamento nos arredores da cidade. Eles teriam fugido adentrando no mato. As caminhonetes também foram abandonadas entre Gurupi e Cariri. De acordo com a Polícia, devido ao boqueio realizado, a ação dos assaltantes foi frustada no que diz respeito ao roubo do dinheiro.

A Polícia Militar informa que, após frustrar a fuga do bando com o dinheiro, o montante recuperado está sendo contabilizado e, até o momento, registra-se a quantia de R$ 5.402.000,00 (cinco milhões e quatrocentos e dois mil reais).

O trabalho de buscas está sendo realizado na região com a participação de  equipes da Polícia Militar das cidades vizinhas a Gurupi e também da capital, Palmas.  As equipes especializadas da PM, Batalhão de Choque (BPCHOQUE) e Companhia de Operações Especiais (CIOE) também reforçam a ação. Segundo o comandante,  em torno de 150 policiais estão envolvidos nas buscas.

SSP

Ao Conexão Tocantins, a Secretaria de Segurança Pública informou que está empreendendo todos os esforços para capturar os assaltantes. Entre as medidas adotadas, foi solicitado apoio do Estado de Goiás para que seja disponibilizada aeronave que deverá auxiliar nas buscas. Isso porque a aeronave do Tocantins está passando por manutenção. (Matéria atualizada às 11h17)