Com proposta de qualificar secretários de agricultura, técnicos, estudantes e produtores rurais no desenvolvimento da piscicultura, a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), participa, nesta semana, de 19 a 23, de um intercâmbio com ações em diversos municípios da região do Cone Sul de Rondônia.
Segundo informações do gerente de pesca da Seagro, Thiago Tardivo, Rondônia é atualmente o maior produtor de peixes nativos do Brasil. Em 2015, o estado produziu 84 mil toneladas de peixes amazônicos, os quais são comercializados para mais de 13 estados brasileiros. “A cadeia de piscicultura de Rondônia já está consolidada.
Vamos levar informações e conhecer as perspectivas e desafios que enfrentam hoje”, diz o gerente. “O intercâmbio é importante, pois o que hoje é vivenciado na região do Cone Sul de Rondônia pode auxiliar no que diz respeito ao desenvolvimento da cadeia produtiva do pescado no Tocantins”, explica Thiago Tardivo.
Cone Sul - Inclui os municípios de Vilhena, Cabixi, Colorado do Oeste, Corumbiara e Cerejeiras.
Programação
Dia 19 – Reconhecimento da área e avaliação dos viveiros da piscicultura do Campus de Colorado do Oeste e ainda visita às propriedades rurais do município.
Dia 20 – Reconhecimento do potencial piscícola do município de Cabixi e consultoria e avaliação sobre produção de alevinos.
Dia 21 – Palestra para alunos e técnicos do Instituto Federal de Rondônia. Tema: Cadeia Produtiva do Tambaqui na região do Cone Sul de Rondônia – Palestrante, gerente de pesca da Seagro Thiago Tardivo.
Dia 22 e 23 – Capacitação de docentes e secretários de agricultura do Cone Sul.