Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Energisa Tocantins prestou esclarecimentos nesta segunda-feira, 3, após posicionamento do deputado federal César Halum (PRB) a respeito das variações nas contas de energia elétrica dos últimos dois meses. Segundo a empresa, a chegada do período de estiagem afeta diretamente a variação de consumo, um dos motivos para acréscimo nas tarifas. 

Halum é presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica e asseverou na última quarta-feira, 28, ao apresentar um requerimento de envio de representação contra a Aneel e Energisa-TO. Segundo a proposta do deputado, a agência reguladora deve encaminhar técnicos para fiscalizar as denúncias de aumento de consumo, sem motivo justificável, segundo ele, nos últimos dois meses.

De acordo com a Energisa. o mês de abril foi atípico e levou à redução da tarifa, de forma pontual, em 9,85%. Isso ocorreu em função da revisão de valores pagos a mais pelo consumidor no ano passado relativo à geração de energia da usina de Angra 3, em movimento determinado pela agência reguladora do setor. Em função disso, o mês de maio não deve ser comparado a abril. 

Também impactou no valor final pago pelos clientes, nos últimos meses, a chegada do período de estiagem, explicou a empresa. Segundo a Energisa, a chegada do calor afeta diretamente a variação do consumo de energia por causa do uso prolongado de aparelhos de refrigeração como condicionadores de ar, geladeiras, bebedouros, freezers e ventiladores. 

Aliada a essas questões, em maio vigorou a bandeira tarifária vermelha (patamar 1), com custo de R$ 3,00 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos, outro fator que impactou no valor total da fatura. 

A Energisa informa estar à disposição de seus clientes para esclarecer qualquer dúvida por meio dos seus canais de atendimento ou de forma presencial em uma de nossas agências. 

Sobre o reajuste tarifário anual, a Energisa esclareceu que:

> A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprova todos os anos o índice de reajuste tarifário das distribuidoras de energia em todo o País. Na Energisa Tocantins, o reajuste acontece todo dia 4 de julho. Este ano, os clientes residenciais, rurais e comerciais, que correspondem a 99%, dos consumidores da Energisa, terão um reajuste de 5,50%, índice aprovado pela Aneel.

>  No processo de Reajuste Tarifário Anual, a Aneel promove um reajuste na tarifa vigente a fim de corrigir seu valor pelo índice de inflação acumulado no último ano. Além disso, nesse processo a Aneel aplica um fator de ajuste que visa compartilhar com seus consumidores o ganho de eficiência obtido pela empresa e, com isso, diminuir o impacto do índice de reajuste anual.

> A Energisa esclarece ainda que segue rigorosamente os regras estabelecidas no contrato de concessão, assim como as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que regem o setor.