Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

 Para atender a uma demanda de estudantes da região, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) vai oferecer vagas no período noturno no novo processo seletivo do Curso Técnico de nível médio em Florestas, realizado no Centro de Formação Técnica de Florestas, em Palmas (TO). As inscrições podem ser feitas a partir desta quarta-feira (5/7) até o dia 14 de julho, no site http://www.senar.org.br/processo-seletivo. Serão oferecidas 40 vagas para ingresso no segundo semestre de 2017.

As outras novidades da seleção serão a entrevista individual eliminatória e aulas práticas aos sábados. Para participar, o candidato deverá informar os dados pessoais e preencher corretamente o formulário de inscrição. Os interessados também deverão anexar ou entregar uma fotocópia do Histórico Escolar ou certificado de Ensino Médio. A inscrição para o processo seletivo é gratuita.

“Constatamos que existe grande interesse de jovens, já no mercado de trabalho pelo Curso Técnico em Florestas, que não poderiam frequentar as aulas durante o dia”. “Para ampliar as oportunidades de profissionalização desses jovens, teremos uma turma no período noturno com aulas práticas previstas aos sábados”, explica a coordenadora de Educação Formal do Senar, Maria Cristina Ferreira.

Processo seletivo

A classificação dos candidatos ocorrerá por meio de análise do histórico escolar fornecido e entrevista individual com os alunos classificados. A análise curricular será realizada nos dias 17 e 18 de julho. Os classificados para entrevista serão conhecidos no dia 19 de julho e as entrevistas, de caráter classificatório e eliminatório, acontecerão nos dias 20 e 21 de julho. A lista dos aprovados será divulgada no dia 25 de julho.

Entre 26 e 28 de julho, o candidato aprovado deve fazer sua matrícula. Neste momento, deverá apresentar, além dos documentos já solicitados (certificado de conclusão do Ensino Médio ou Diploma do Ensino Médio, histórico escolar do Ensino Médio, cédula de identidade e CPF), certidão de nascimento ou casamento (quando ocorrer mudança de nome); título de eleitor com os comprovantes de votação da última eleição (para candidatos maiores de 18 anos); documento militar (para os candidatos do sexo masculino, maiores de 18 anos); uma foto recente, tamanho 3x4; e comprovante de residência. O início das aulas está previsto para o dia 1º de agosto.

 Prática é o diferencial

Com carga horária total de 1.565 horas (1.200 horas de aulas e 365 horas de estágio supervisionado) distribuídas em três semestres, o curso Técnico em Florestas é oferecido na modalidade presencial. A formação proporciona novas oportunidades aos jovens e alternativas para aumentar a renda nas propriedades rurais. Um dos diferenciais do curso é o ensino atrelado à prática, com aulas em campo e acesso a equipamentos de precisão, como simuladores virtuais de colheita florestal.

“Ao longo desses anos o curso técnico em Florestas busca se atualizar diante de novas tendências tecnológicas, metodologias pedagógicas e o grande diferencial continua sendo as aulas práticas. Temos hoje no Centro de Formação Técnica em Florestas, uma escola e um curso reconhecido pelo CREA que insere no mercado de trabalho profissionais aptos a atuar no setor florestal com consciência ambiental sustentável, visão empreendedora e, acima de tudo, técnicos que irão fazer a diferença em sua atuação junto a cadeia produtiva”, destaca assessora técnica do Departamento de Inovação e Conhecimento (DIC) do Senar, Iara Grillo.