Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O mês de julho já chegou e junto com ele a temporada de praias que ocorre por todo o Tocantins. Nesta época de muitos eventos e viagens é necessário que a população fique atenta às dicas de segurança para poder curtir com tranquilidade o período de férias.

Durante o mê, o Corpo de Bombeiros, juntamente com os guarda-vidas civis, realizará ações preventivas nas praias e eventos do Estado, com o objetivo de oferecer segurança aos banhistas e frequentadores.

Neste ano, a corporação lançou o projeto Praia Segura. As praias que atenderem aos requisitos de segurança propostos pelo projeto serão qualificadas com o selo, para a temporada 2017. A proposta do projeto é padronizar a sinalização de segurança obrigatória nas praias, identificar por meio de placas de sinalização afixadas nas praias as áreas destinadas a banhistas, embarcações, de riscos e de lazer.

Para os banhistas, o Corpo de Bombeiros recomenda algumas dicas de segurança:

• Tomar banho em local seguro e conhecido;

• Evitar mergulho profundo;

• Respeitar as sinalizações do Corpo de Bombeiros;

• Só entre na água para salvar alguém se souber nadar;

• As embarcações devem ser pilotadas por maiores de 18 anos, com carteira de habilitação fornecida pela Marinha;

• Em embarcações, o uso de coletes é obrigatório.

Segurança no Trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) realizará, durante todo o mês de julho, ações com foco na segurança no trânsito dos condutores que vão pegar a estrada neste período de férias. Conforme o órgão, as ações ficarão a cargo da Gerência de Fiscalização e Segurança. Os agentes de trânsito estarão executando os trabalhos nas praias de Porto Nacional (e no distrito de Luzimangues), Pedro Afonso, Araguatins e no evento Miracaxi, em Miracema.

De acordo com o Detran-TO, pegar a estrada nesse período tem suas excepcionalidades. Trata-se de uma época de grande fluxo de veículos nas vias, o que exige atenção especial. Por isso, é essencial que a revisão do seu veículo esteja em dia. Da suspensão ao balanceamento, passando pela checagem de freios, fluidos, componentes elétricos e até para-brisas, nada pode ser esquecido.

É também muito importante que condutores e passageiros tenham consciência dos cuidados básicos que devem ter no trânsito, como usar o cinto de segurança, não utilizar telefone celular enquanto dirige e não conduzir sob a influência de bebida alcoólica.

Para uma viagem segura, o Detran-TO recomenda que o condutor faça o seguinte check-list:

• Verifique o nível do óleo do motor, dos freios, da direção hidráulica e da caixa de transmissão;

• Faça o alinhamento da direção;

• Verifique o estado dos pneus, bem como balanceamento e calibragem;

• Procure checar a água do radiador;

• Verifique as lâmpadas de sinalização, dos faróis e a regulagem;

• Observe o prazo de validade do extintor de incêndio;

• Crianças com idade até 10 anos devem andar sempre no banco traseiro do veículo, devidamente alocadas com cinto de segurança e cadeirinha específica para sua faixa etária;

• Tenha sempre no carro, a caixa de ferramentas obrigatórias e procure se certificar do estado de conservação dos itens que a compõe (macaco, chave de roda e triângulo para sinalização).

Cuidados com a Saúde

Com o intuito de prevenir doenças sexualmente transmissíveis, como gonorreia, Aids e sífilis, a Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza preservativos para todas as cidades que tem programação de praia. São mais de 500 mil preservativos disponíveis para que os municípios interessados façam a retirada.

Além da ação com as camisinhas, a Vigilância Sanitária tem orientado comerciantes sobre a qualidade dos alimentos e serviços durante temporada de praia. É importante que o consumidor fique atento aos aspectos gerais da barraca e procure a Vigilância Sanitária Municipal caso verifique irregularidades como limpeza inadequada e falta de organização do local; mau acondicionamento de lixo; presença de animais; manipuladores de alimentos sem uniforme, com adornos (brincos, anéis, pulseiras, etc.) e/ou ferimentos nas mãos; se uma mesma pessoa manipula dinheiro e alimentos e falta de higiene em geral.

A Secretaria de Estado da Saúde alerta também para os cuidados que os frequentadores das praias devem ter com a exposição da pele ao sol, pois isso pode resultar em graves doenças como o câncer. Neste período de julho, os raios ultravioletas A e B, que provocam o câncer de pele e aceleram o envelhecimento, costumam ficar mais intensos no Tocantins.

De acordo com a Saúde, algumas dicas são recomendáveis para ser seguidas pela população:

• Beber de 2 a 3 litros de água durante o dia para não desidratar;

• Evitar bebidas alcoólicas e refrescos açucarados, pois o álcool aumenta a perda de água pelo corpo;

• Comer frutas, verduras e legumes ricos em água como pepino, melancia, melão, abacaxi e maçã;

• Evitar exposição solar direta nas horas de muito calor, entre as 9 e 16 horas;

• Usar chapéu ou boné e roupas leves e claras;

• Passar protetor solar 20 minutos antes de sair de casa e repassar de 2 em 2 horas, principalmente se for à praia;

• Evitar permanecer em locais fechados e sem ventilação