Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Durante o último fim de semana, a Polícia Militar do Tocantins retirou de circulação seis armas de fogo e prendeu suspeitos nas cidades de Colinas, Araguaína, Paraíso do Tocantins, Gurupi e Xambioá. A ação de caráter repressivo também é uma medida preventiva, já que com a retirada dessas armas das mãos de supostos criminosos, muitos crimes poder ser evitados, como roubos, ameaças, tentativas de homicídios e homicídios.

Colinas do Tocantins

Na madrugada desta segunda-feira, 10, na cidade de Colinas do Tocantins, a Polícia Militar prendeu um indivíduo de 42 anos, acusado de porte ilegal de arma de fogo e disparo em via pública. A ação ocorreu depois da PM receber uma denúncia sobre um suspeito que teria efetuado disparos com arma de fogo na Rodovia TO 335, já nas proximidades de Colinas.

O indivíduo estaria em um veículo L 200 de cor cinza, com placa da cidade de Redenção-PA. O automóvel e o suspeito foram localizados já no Setor Oeste, depois de empreender fuga foi interceptado na Avenida Jaraguá, Setor Sul. Durante a abordagem os policiais encontraram no interior do veículo um revólver calibre 38 com cinco munições, sendo duas deflagradas e três intactas.

O homem alegou ter realizado os disparos depois de ser fechado por um comboio de caminhões ao tentar realizar ultrapassagem na Rodovia. O acusado e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia, para os procedimentos legais cabíveis.

Araguaína

No domingo, 9, na cidade de Araguaína, a Polícia Militar prendeu um homem de 42 anos, acusado de posse ilegal de arma de fogo e suspeito de ter ameaçado a vizinha, uma mulher de 50 anos. A vítima acionou a PM no Setor Esplanada e disse ter sido ameaçada pelo indivíduo. Ele compareceu no local e aparentava estar sob efeito de entorpecentes. Na busca pessoal os policiais encontraram uma munição em seu bolso. Depois de levantamento com familiares do indivíduo os militares localizaram na residência uma arma de fogo calibre 20 e uma faca. O acusado e o material apreendido foram conduzidos à Delegacia.

Paraíso do Tocantins

Também no domingo, 9, já na cidade de Paraíso do Tocantins, mais um indivíduo foi preso pela Polícia Militar acusado de porte ilegal de arma de fogo. Em poder do suspeito os policiais apreenderam um arma de fabricação caseira calibre 22, de um tiro, municiada. A ação ocorreu depois de denúncia anônima que o indivíduo portava uma arma de fogo na Avenida Alfredo Nasser, centro da cidade. Depois de identificado e submetido à busca pessoal, a arma foi encontrada na cintura do acusado. Ele foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia, para os encaminhamentos legais cabíveis.

Gurupi

Na cidade de Gurupi, ainda no domingo, 9, a Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo em uma residência que funcionava supostamente como ponto de venda de drogas, conhecido popularmente como “boca de fumo”. Depois de denúncia anônima os policiais apreenderam no local, além da arma de fogo, porções de substância análoga à maconha, diversos celulares de origem duvidosa, e a quantia de R$ 1.500,00 em espécie. Um homem que estava na casa conseguiu fugir e uma menor, 15 anos, foi apreendida. A jovem e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais cabíveis.

Mais uma arma apreendida em Gurupi

Já na manhã de sábado, 08, um homem de 47 anos foi preso pela Polícia Militar em uma fazenda na zona rural de Gurupi, acusado de furto e porte ilegal de arma de fogo. De acordo com o proprietário da fazenda, o indivíduo que trabalhava no local como vaqueiro havia furtado um animal (porco) na propriedade. O animal foi encontrado pelos policiais já abatido em outra propriedade rural, onde os policiais encontraram também o suspeito e uma espingarda de fabricação artesanal que lhe pertencia. O acusado e a arma apreendida foram conduzidos à Delegacia de Polícia, para os encaminhamentos legais cabíveis.

Xambioá

Mais um indivíduo acusado de porte ilegal de arma de fogo foi preso pela Polícia Militar na manhã da última quinta-feira, 06, no Porto da Balsa, cidade de Xambioá. A ação ocorreu durante fiscalização da PM em uma van que seguia para o estado do Pará. Na mochila do suspeito os policiais localizaram uma arma de fogo calibre 32, desmontada e embrulhada em um tecido, além de três cartuchos intactos de mesmo calibre. O homem e o material apreendido foram conduzidos à Delegacia de Polícia na cidade de Araguaína para os procedimentos legais cabíveis.