Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Ana Kanitz

A turnê nacional da Cia Cenaberta desembarca em Goiânia/GO na próxima quinta e sexta-feira, 13 e 14 de junho. Com patrocínio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, através da empresa Gelnex, o grupo se apresenta com o espetáculo “Torrenegra” no Teatro Goiânia, às 20 horas. A classificação é de 10 anos.

Um misto de suspense e comédia, o espetáculo “Torrenegra” conta com elenco formado pelo ator e humorista Paulo Vieira, e os atores Kaká Nogueira e Thiago Omena. Dirigido por Ana Isabel Friedlander e escrito por Wilson Fumoy, a peça narra a história de três homens que, talvez por ganância pura ou por um amor incondicional, realizam o maior assalto da história e cientes de terem executado um plano perfeito, se refugiam no sub-solo da casa de um deles.

Atualmente sidekick no elenco do Programa do Porchat (Record), o ator e humorista Paulo Vieira conta que o espetáculo é um misto de suspense e humor, por meio de uma grande brincadeira com os filmes “B” americanos. “No espetáculo trabalho totalmente diferente das esquetes e shows de stand up, trabalhamos em outro tempo, outro tipo de dramaturgia. É a oportunidade de voltar a minha base, que sempre foi o teatro”, conta.

“Em Torrenegra damos vida a três bandidos atrapalhados que acreditam ter realizado um assalto perfeito, mas acabam presos no esconderijo que criaram, sem aparente saída. Neste ambiente inusitado, dão de cara com a iminente “morte” e tentam escapar de maneira divertida e incomum”, adianta o ator Thiago  Omena.

Oficina

Diretor da Cia Cenaberta, o ator Kaká Nogueira ministrará oficina de teatro em Goiânia, pelo projeto da turnê. A oficina acontecerá na sexta-feira, 14, de 8h30 ao meio-dia, no Teatro Goiânia. Podem participar atores profissionais e amadores, a partir de 14 anos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo email gisa.go@gmail.com.

Turnê

A estreia da turnê aconteceu em Palmas/TO, no Teatro Fernanda Montenegro, no mês de agosto. A turnê do grupo já passou por cidades como Araguaína/TO e Belo Horizonte/MG, onde além da apresentação do repertório que incluía ainda apresentação do espetáculo “Dias Difíceis”, o grupo ministrou oficinas teatrais para a comunidade.

Conforme o presidente da Cia, Kaká Nogueira, o objetivo da turnê é projetar o trabalho desenvolvido pela Cia Cenaberta para todo o País. “É a oportunidade de inclusão e enriquecimento cultural, onde mostramos o que está sendo produzido fora do eixo Rio-São Paulo e ainda garantimos uma importante troca de experiências com os grupos locais”, adianta o ator.

Histórico

A Cenaberta - Companhia de Pesquisas e Produções Artísticas, com sede em Palmas, tem foco na promoção da pesquisa, produção e difusão artística e cultural. Nos últimos anos vem se dedicando mais fortemente nas áreas teatral e da produção cultural, além de desenvolver com constância formações para o teatro, produções culturais. Ligados à Companhia Cenaberta, estão atores, produtores e técnicos de artes cênicas, dramaturgos e outros profissionais da área cultural, que desenvolvem atividades profissionais especializada em três núcleos: Núcleo de Artes Cênicas, Núcleo de Produções Culturais e Núcleo de Formação Artística. Os espetáculos produzidos já foram apresentados em todas as regiões brasileiras, e esteve presente em importantes Festivais, como Festival Internacional de Teatro de Curitiba (2010), Mostra Diabo Velho de Goiás (2013), dentre outros. O conjunto de trabalhos realizados pela Cia Cenaberta já alcançou um público de mais de 20 mil espectadores, em peças teatrais, palestras, pesquisas e formações.