Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

 Durante a ação nas praias, são entregues aos banhistas cartilhas educativas e sacos para a coleta d elixo

Durante a ação nas praias, são entregues aos banhistas cartilhas educativas e sacos para a coleta d elixo Foto: Divulgação

Foto: Divulgação  Durante a ação nas praias, são entregues aos banhistas cartilhas educativas e sacos para a coleta d elixo Durante a ação nas praias, são entregues aos banhistas cartilhas educativas e sacos para a coleta d elixo

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), continua trabalhando com a Caravana da Juventude nas Praias do Tocantins durante a temporada de praias de 2017. A ação tem como objetivo conscientizar os veranistas sobre a prevenção quanto ao uso de drogas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/DST).

Quem recebe a caravana neste final de semana, 21, 22 e 23 de julho, são os municípios de Miracema do Tocantins, Tocantínia e Palmas. Na oportunidade, serão repassadas informações sobre importância do diagnóstico precoce e dos cuidados necessários para manter o estado de bem-estar, a saúde e a diversão na temporada de praia, com segurança e responsabilidade. Durante a ação, serão distribuídos ainda preservativos, sacos plásticos para a coleta de lixo e cartilhas educativas.

Ricardo Ribeirinha, superintendente de Juventude da Seduc afirma que o trabalho de conscientização é importante para todos, em especial para os jovens com idade entre 15 e 29 anos. Segundo Ribeirinha, este é um público que apresenta vulnerabilidade a gravidez precoce, além do abuso de álcool e o uso de drogas.

“As pessoas precisam conhecer os prejuízos causados quando se consome bebidas alcoólicas de forma exagerada. O cidadão consciente foge do consumo de produtos ilícitos e até relações sexuais sem proteção”, ponderou, afirmando que as equipes foram preparadas para dialogar e levar informação a todas as pessoas, a fim de garantir tranquilidade e diversão conscientes.

O superintendente destacou ainda os avanços nas políticas públicas para a Juventude, por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que foi lançado em julho de 1990. “A lei que ampara a criança e o adolescente completa 27 anos agora em julho. Devemos informar o público jovem sobre seus direitos e deveres. Temos também o Estatuto da Juventude, que ampara os jovens e, nós, especialmente da Superintendência de Juventude, devemos trabalhar com os jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade e com todos os outros para que eles se conscientizem”, afirmou.

Amilton Gonçalves de Oliveira Neto, explicou que “como julho é o mês das férias escolares e devido a grande concentração de pessoas nas praias de todo o Estado, nove municípios foram escolhidos para a execução das atividades. As ações serão realizadas durante os finais de semana, para que os servidores trabalhem o consumo consciente de qualquer substância, assim como o sexo com responsabilidade e também recolham o lixo produzido e contribua para a preservação do meio ambiente”.

Cronograma e parcerias

Durante todo o mês de julho serão atendidos 9 municípios conforme o cronograma da Caravana da Juventude nas praias: sexta-feira, 14, a equipe visitou a Praia da Amizade, em Ipueiras; no sábado, 15, o trabalho aconteceu na Praia do Croá, em Brejinho de Nazaré; no domingo, 16, foi em Porto Nacional, na Praia Porto Real. 

Na sexta-feira, 21, continuam nas Praias Mirassol, em Miracema; no sábado, 22, em Tocantínia, na Praia Por do Sol; e no Domingo, 23, em Palmas, nas praias das Arnos, do Prata e da Graciosa.

No dia 28, a praia da Tartaruga em Peixe receberá a equipe; no sábado, 29, a equipe estará em Caseara na Praia do Sol; e no dia 30, a Caravana da Juventude encerrará as atividades na Praia da Gaivota, em Araguacema.

A Seduc, com a Caravana da Juventude na Praia, conta com a parceria das equipes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar; das secretarias de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); Saúde; Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden); e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).