Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Durante fiscalização de rotina, a equipe da Gerência Regional do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) de Lagoa de Confusão, em visitas iniciadas na última quinta-feira, 27, na região e em acampamento de pesca as margens do rio Formoso foram encontradas armas, munições e pássaros abatidos por arma de fogo, além de material predatório de pesca. Além da apreensão, condução dos responsáveis a delegacia foram emitidos 2 Auto de Infração, totalizando o valor de R$ 2.200,00 por caça de animais silvestres e pesca predatória.

De acordo com o relatório da operação apresentado ao Instituto, nesta segunda-feira, 31, foram apreendidas 3 espingardas calibre 22; 16 munições intactas calibre 22; 3 pássaros abatidos, entre eles, 2 pombos e 1 Gavião Carcará com marcas efetuadas por arma de foto.  Também foi encontrado, material predatório no acampamento, num total de 62,5 metros de redes de pesca malha 6' e 2 metros de tarrafas malha 6'.

O gerente da Unidade do Naturatins de Lagoa da Confusão, Evandro Rodrigues, informou ainda que "a equipe conduziu para a Delegacia de Polícia Civil do município, 3 pessoas que se identificaram como responsáveis pelos objetos e pela infração ambiental de caça de pássaros silvestres nativos para prestarem esclarecimentos. O monitoramento e fiscalização dessas áreas ocorrem de forma continuada",  complementou.

Atuaram de forma alternada as equipes que realizaram as visitas os servidores Maria Pereira Pinto, Marcus César isernhagen, Osvaldo Noleto Damaso, Evandro Ramos Rodrigues, Felipe Mansur Pimpão e Hely Rangel Noleto Campelo.