Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Jalapão está prestes a ser tornar uma grande vitrine do Tocantins para o Brasil e o mundo. Isso porque os atrativos do local estão servindo de cenário para a próxima novela das nove da Rede Globo, "O Outro Lado do Paraíso". Na cidade de Ponte Alta, a equipe permanecerá até o sábado, 5. Eles estão gravando nos pontos turísticos da Pedra Furada, Cânion Sussuapara, Fazenda da Pedra Furada, Prainha Rio Novo, Cachoeira da Velha e na Casa Pablo Escobar (local que o traficante colombiano construiu na região, nos anos 90) .

Para que o cronograma de gravações fosse possível de ser realizado, a emissora solicitou, ao Governo do Tocantins, apoio nos trâmites burocráticos e logísticos. Máquinas da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) estão melhorando as estradas da região; a Polícia Militar (PM) está dando suporte na questão da segurança dos locais de gravação; e a Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom) está revitalizando as placas de sinalização turística e de comunicação visual. Outra ação da gestão estadual neste sentido, foi a interdição temporária dos pontos turísticos onde as cenas estão sendo realizadas. De acordo com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que administra o Parque Estadual do Jalapão (PEC), um guia do órgão está acompanhando as gravações e as mesmas regras de visitação para o público em geral se aplicam à equipe da emissora.

Os visitantes que realizam excursões para a região do Jalapão foram informadas com antecedência para que pudessem ajustar suas rotas. Em razão dessa organização, os turistas tiveram poucos transtornos e, no geral, aprovaram o apoio do Governo para as gravações, avaliando o ocorrido como um grande passo para que novas pessoas tenham conhecimento sobre a região.

A jornalista e servidora pública Lilian Pessoa, de 27 anos, veio de Brasília (DF) com mais duas amigas para conhecer os lugares paradisíacos do Jalapão. “Eu gosto de ecoturismo e sempre quis conhecer vários lugares assim no Brasil. Me falaram muito bem do Jalapão e, realmente, a experiência é única”, contou. Em relação à gravação da novela, Lilian disse que o fechamento de alguns lugares fez com ela alterasse sua rota, mesmo assim a brasiliense avaliou de forma positiva o ocorrido. “A novela é uma forma de mostrar todas as regiões lindas que o Brasil tem e é também a primeira vez que uma trama de visibilidade nacional se passa em uma região como o Cerrado. Isso é importante para contribuir com a consciência de preservação”, contou.

O casal carioca, Igor Oliveira e Clara Medeiros, que também visita pela primeira vez a região do Jalapão, está encantado com os atrativos naturais locais. “Inicialmente, eu achei que fosse ter menos estrutura do que tem, mas aqui na Cachoeira da Velha, por exemplo, eu fui surpreendido por essa passarela e também pela beleza natural que é estonteante. Sobre a gravação da novela, acredito que a interdição dos pontos seja um prejuízo momentâneo, para que haja uma melhoria no turismo aqui da região”, opinou Igor. Já Clara disse que estudou bastante o roteiro antes de vir para o Jalapão. “Estou muito ansiosa para conhecer todos os atrativos turísticos desse lugar. Em relação à vinda da Globo para cá, de início fiquei muito chateada, porque tive muitas alterações no meu roteiro, mas eu acho que vai ser benéfico para tornar o lugar mais visível perante o Brasil inteiro”, concluiu.

Novela

O Outro Lado do Paraíso é uma novela de Walcyr Carrasco, com direção artística de Mauro Mendonça Filho e direção geral de André Felipe Binder, que trata de temas como amor, vingança e ambição. A novela das 21 horas da Globo é o produto de maior audiência e repercussão da televisão brasileira e vai projetar o Tocantins para o mundo, já que a programação da emissora é transmitida para mais de 130 países nos cinco continentes (África, Américas, Ásia, Europa e Oceania).