Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O escritor mineiro João Guimarães Rosa é sempre fonte de referências e influências para os artistas brasileiros que buscam suas obras na hora de criar. Inspirado em três contos do livro Primeiras Estórias, do escritor que foi um dos mais revolucionários e complexos da literatura brasileira do século XX, o espetáculo de dança 'O Crivo', do bailarino e coreógrafo João Paulo Gross, chega a Palmas pela primeira vez nesta sexta-feira, no Teatro Sesc Palmas, às 20h. A montagem também será encenada no sábado, (12), no mesmo local e horário.

Na peça, dois homens criam relações que só se revelam na medida em que atravessam suas estórias, o Sertão, ao som fazendeiro, de galo cantando, vento batendo em meio a folhas das árvores. Mas o ser-tão aqui é outro! Ele não está em Minas, na Bahia ou em Goiás. O ser-tão, aqui, é o vazio em meio aos resquícios das notas pesadas e sutis dos pianos de Villa-Lobos, Francisco Mignone e Arthur Moreira Lima. É o sozinho que todos temos, o mundo de cada um.

Por meio deste atravessamento que diálogos e contatos são travados para, juntos, mergulharem na busca do que muda e o que permanece em cada um, tornando-os originários, fortes e delicados, na descontinuidade do tempo, onde meio se faz fim e o rio escorre em corpos físicos até a exaustão de ser quem se é: entre o nada e alguma coisa, a mais ínfima e completa condição do ser humano numa dramaturgia de mistério, convivência e comoção.

“‘O Crivo’ investiga o diálogo proposto por Rosa através da solidão onde podemos realmente viver um auto-diálogo e perceber no recolhimento um mergulho na busca do que permanece em nós, que nos tornam diferentes e próprios. Como caminho, escolhemos as questões propostas em três contos pertencentes a ‘Primeiras Estórias’ a saber: ‘A Terceira Margem do Rio’, ‘Nada e a Nossa Condição’ e ‘O Espelho” para auto-dialogar, desnudar, fluir junto as questões através da perplexidade de suas imagens instaurando um caminho inusitado – ‘aquilo que não havia acontecia’; é o homem em questão, buscando a solidão para um auto-diálogo, nu, diante da condição de vida e morte, do inexplicável, preso à sua finitude, incapaz de tomar posse de sua humanidade para realizar-se”, explica João Gross, diretor e coreógrafo do espetáculo.

'O Crivo' circula o Brasil contemplado por dois prêmios, o Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás e o prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015. O espetáculo já passou por Belo Horizonte, Salvador, Natal, Campo Grande, Porto Alegre, interior de Goiás e República Tcheca.

Ingresso

Apesar de não haver cobrança de ingresso o público é incentivado a participar da campanha 'Assista O Crivo e doe um livro'. O público é convidado a levar um livro para doar (novo ou usado). O projeto tem como objetivo estimular e fomentar a cultura. Toda a arrecadação em Palmas será destinada a Biblioteca do Sesc. A doação não é obrigatória.

Oficina

Além das apresentações do espetáculo, João Paulo Gross irá ministrar a aula “Gesto: Palavra do corpo”, no sábado (12), das 10h às 12h no Injoy Stúdio de Dança. A aula tem como objetivo descobrir e materializar imagens corporais a partir da literatura. Tendo como referência e caminho metodológico o universo literário do livro “Primeiras Estórias” de Guimarães Rosa. Também será trabalhada a questão da origem, de onde e como nasce o movimento. As inscrições são gratuitas e os interessados devem enviar um breve currículo para o e-mail: ocrivocirculacao@gmail.com