Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), realiza nesta terça e quarta-feira, 15 e 16, os Dias Técnicos sobre a Cultura do Abacaxi. Os eventos acontecem na região noroeste do Estado, nos municípios tocantinenses de Pau D’Arco e Juarina respectivamente, das 9h às 12h. No dia técnico serão apresentadas ideias para que o produtor realize bem as etapas da produção e garantam a comercialização dos produtos. No Tocantins, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do IBGE em 2016 foram colhidos mais de 64 milhões de frutos.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Seagro, Luan Bacin, os eventos são demandas levantadas em visitas técnicas realizadas por técnicos da Seagro a produtores de abacaxi sobre as condições dos cultivos, nos municípios acima citados. Durante as reuniões serão esclarecidas as dúvidas dos produtores sobre as etapas de produção do abacaxi, principalmente nessa fase de indução e início de um novo plantio. 

Segundo o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, o doutor em Fisiopatologia dos Vegetais, Aristóteles Pires de Matos, a ideia central é passar informações para os produtores efetuem as boas práticas de produção, realizando bem todas as etapas da produção, para que não percam frutos e garantam a comercialização. “Observando os tratos culturais em todas as etapas o produtor vai garantir frutos saudáveis, de tamanho e qualidade exigidos no mercado e no tempo programado, garantindo assim a comercialização”, afirmou.

Visitas de monitoramento

As visitas técnicas fazem parte da meta do Programa de Produção Integrada de Frutas.  O programa é desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa, visa o estimulo à produção de forma sustentável com manejo de solo e planta em todo o País. No Tocantins, as ações do programa são realizadas em parceria com o Governo do Estado, por meio da Seagro e outros parceiros.