Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Claudenir Katzwinkel

Foto: Claudenir Katzwinkel

O Tocantins possui as potencialidades para a pesca esportiva, em virtude da variedade de peixe e locais como, rios e lagos ainda inexplorado. Com proposta de conhecer o perfil do pescador esportivo, atrair investimentos e profissionalizar a pesca amadora esportiva, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), está realizando um diagnóstico sobre a atividade, com dois formulários na plataforma Google a fim de facilitar a coleta de dados.

De acordo com o gerente de Pesca da Seagro, Thiago Tardivo, a Seagro já vem executando várias ações no setor, como a participação em campeonatos, feiras e workshop e o fomento através de palestras, campeonatos, orientações e divulgação. “Por isso consideramos importante conhecer o perfil do pescador esportivo que atua no Tocantins, para que possamos trabalhar melhor o segmento da pesca esportiva, promover capacitações e políticas públicas voltadas para o setor”.

Thiago Tardivo explica que além de realizar o questionário dos pescadores e dos guias de pesca, a equipe da diretoria de Políticas para Aquicultura divulgará posteriormente os links dos formulários direcionados aos setores hoteleiro e empresarial da pesca esportiva no Tocantins.

Clique neste Link Pescador, dos formulários que contêm questões a serem respondidas online. Clicando aqui você tem acesso ao Link Guias de Pesca. 

Cartilha

O gerente de Pesca reforça que uma das ações da Seagro para o setor foi à produção de uma cartilha com orientações sobre a prática da pesca esportiva e amadora no Tocantins, com informações para quem quer conhecer melhor sobre como e onde praticar a pesca esportiva no Estado. Na cartilha “Orientações para a prática da Pesca Esportiva no Tocantins” constam dados sobre as principais espécies nativas e o potencial turístico do Tocantins. O manual pode ser adquirido em forma impressa na Seagro e, ou, acessada via internet no link: http://seagro.to.gov.br/aquicultura-e-pesca/artigos/

Feira de Pesca

Ainda como parte das ações para fomentar a piscicultura no Estado, a Seagro irá participar da maior feira de pesca da América Latina, Pesca Trade Show. O evento acontece nesta sexta e sábado, 18 e 19, No Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP).

Thiago Tardivo adianta que o objetivo da participação da Secretaria da Agricultura é para disseminar as informações e divulgar a pesca esportiva e amadora no Tocantins. “É a maior feira de equipamentos e turismo de pesca, camping, tiro esportivo, cutelaria da América Latina. Participam como expositores fabricantes e importadores oficiais das principais marcas mundiais do segmento”.