Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

O lançamento dos cursos de pós-graduação lato sensu em Sociedade, Gestão Democrática e Trabalho Docente; e Linguagens, Cultura, Educação e Tecnologia, destinados a professores da rede estadual de ensino, será realizado pelo deputado Paulo Mourão (PT), representantes da UFT, Sintet e Secretaria da Educação nessa sexta-feira, dia 15, às 16h15, no Hotel Girassol Plaza, em Palmas/TO. 

Os cursos serão custeados com recursos de emenda parlamentar do deputado Paulo Mourão, no valor de R$ 260 mil, destinada ainda em 2016.  Com a liberação do recurso pelo governo, a UFT e o Sintet montaram os editais para selecionar os participantes.

Serão ofertados dois cursos de pós-graduação. Um deles, em Palmas, com especialização em Linguagens, Cultura, Educação e Tecnologias é voltado para professores da educação básica da rede estadual, interessados em adquirir ou aperfeiçoar conhecimentos vinculados às linguagens da música, artes visuais, teatro, artes plásticas e códigos de ensino da Língua Portuguesa e novas tecnologias aplicadas aos temas regionais do Tocantins.

O outro curso de especialização em Sociedade, Gestão Democrática e Trabalho Docente, ocorrerá em Araguaína, destinado aos profissionais do magistério público atuantes em movimentos sociais em turmas da educação básica, com enfoque na elaboração de projetos pedagógicos relacionados à democratização da educação com qualificação teórica, técnica e de gestão, no campo da docência e da produção do conhecimento.

Cada curso de especialização irá oferecer 60 vagas, sendo totalmente gratuitos e com duração de 18 meses. Uma oportunidade para melhorar o conhecimento dos professores e consequentemente a qualidade do ensino em sala de aula, oferecido aos alunos. Os cursos serão executados pela UFT, em parceria com a Secretaria da Educação e o Sintet. Os editais já estão prontos, sendo que a data de abertura das inscrições está prevista para o próximo mês de outubro.

Garantir educação com tecnologia e inovação é uma defesa constante do deputado Paulo Mourão. Ele considera que a educação é principal ferramenta de transformação de uma sociedade. “Não há desenvolvimento sem educação”, afirma. A educação é uma das áreas priorizadas pelo parlamentar na destinação de emendas.