Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um aplicativo que ajuda pessoas com deficiência visual a terem mais autonomia e chegarem a qualquer lugar sozinhos. Essa foi a ideia inovadora do jovem Ueslei Bispo que venceu a primeira edição do Startup Weekend em Araguaína/TO. O evento de imersão a empreendedores e aspirantes a empreendedores pode descobrir se as ideias de suas startups são viáveis.

Nesta edição, onde foram apresentadas 14 ideias de startups e três se saíram vencedoras. A proposta do aplicativo Step Guide para ajudar pessoas com deficiência visual rendeu participação no processo de pré-aceleração Sebrae 2018 e o investimento de mais de 13 mil reais na startup. Para Ueslei, além de vencer, a participação resultou em aprendizado. “Foram três dias de ganho profissional e pessoal. Não fazia ideia de muitos dos conceitos que aprendemos nesse período. Foi um desafio e mesmo que não tivesse vencido, só a participação já valeria”, justificou.

Startup Weekend é uma rede global de líderes e empreendedores de alto impacto em uma missão para inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades. Mais de 8.000 startups foram criadas nos eventos realizados em cerca de 100 países. Atualmente, o Sebrae Tocantins possui dois projetos de atendimento ao segmento de Startups Digitais, focado na pré-aceleração. Dessa forma, os participantes podem desenvolver competências e habilidades inovadoras por meio de ferramentas ágeis de gestão. Em Araguaína o Sebrae atende a 11 startups e em Palmas são 14 atendimentos.

De acordo com o analista do Sebrae Tocantins, Jacirley Nascimento, esse evento é uma oportunidade de viabilizar ideias e planejar. “É o momento em que o participante terá que compartilhar ideias, formar equipes e lançar startups. São formadas equipes em torno das melhores ideias determinadas por votação. A partir daí são 54 horas de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. O Sebrae apoia este tipo de iniciativa por enxergar nelas as oportunidades de negócios ”, explicou.

Startup

O termo "startup" é bastante comum no mundo empresarial. A definição dessa palavra representa empresas, geralmente de tecnologia, que estão iniciando sua operação no mercado. Estas companhias ainda não têm seu desenvolvimento completo e, por isso, passam pela fase de pesquisas.