Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Manoel Junior

Foto: Manoel Junior

A Secretaria do Desenvolvimento a Agricultura e Pecuária (Seagro), recebeu nessa terça-feira, 26, o ministro e embaixador de Israel, Itaí Tagner. O representante de Israel veio para conhecer a potencialidade do agronegócio do Estado e falar da possibilidade de firmar termos de cooperação para desenvolvimento de projetos no Tocantins.

Durante a visita, técnicos da Seagro apresentaram o potencial do Estado para a agricultura, pecuária e negócios no setor rural, tais como: produção de grãos, como soja, milho e arroz, rebanho bovino, área de florestas plantadas, capacidade de expansão da produção, potencial hídrico e logística. Também foi apresentado o Centro Agrotecnológico de Palmas (Agrotins), espaço mantido pelo Governo do Estado com objetivo de difundir e disseminar informações e tecnologias para as atividades rurais e agronegócios.

O ministro da Agricultura e embaixador de Israel, Itaí Tagner, disse que o Tocantins tem muitas afinidades e com muitas coisas idênticas com Israel, a exemplos do clima e terras. “Essa primeira visita é para tratar de assuntos de cooperação, relativos a agronegócio, agricultura e aquicultura para a produção de peixes”, afirmou o embaixador disse que vê que o Estado tem potencial para desenvolver vários projetos de cooperação e já confirmou a presença de Israel na Agrotins 2018.

O secretário da Agricultura, Clemente Barros afirmou que será feito um trabalho para um acordo de cooperação com Israel. “Vamos construir um trabalho junto ao nosso escritório de representação, em Brasília, logicamente procurando a vontade aqui demonstrada pelo embaixador de Israel, que para nossa satisfação, já confirmou presença na próxima Agrotins”. Clemente destacou que o interesse de Israel em firmar cooperação técnica com o Tocantins evidencia o potencial produtivo e a importância do Tocantins, como também o fortalecimento econômico do setor no cenário mundial.