Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Na última quinta-feira, 28, operação conjunta das equipes das gerência regionais do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) de Palmas e Paraíso localizaram na propriedade da Fazenda Cedro, as margens do rio Coco, no município de Paraíso, a extração irregular de areia, sem as licenças ambientais que autorizam a operação desse tipo de atividade. Durante a vistoria, o motor da draga foi apreendido, lacrado e o dono do empreendimento - identidade não revelada - foi autuado no valor de R$ 8 mil em multa por não apresentar documento de licença.

O superintendente de Gestão Ambiental do Naturatins, Natal César Castro, falou a atuação do órgão. "O Naturatins é um órgão que está sempre aberto para receber informações, sugestões e denúncias. Nesse caso, recebemos uma denúncia durante o evento de assinatura do Protocolo do Fogo", comentou Castro, que complementou.

"Então não medimos esforços, montamos uma equipe, formada por inspetores e fiscais ambientais, que estiveram no local, identificou a procedência da denúncia e foram tomadas todas as providências. A demanda foi atendida e nós continuaremos atentos para buscar coibir esse tipo de infração no Estado do Tocantins", concluiu. 

De acordo com informações do gerente de Fiscalização do Naturatins de Palmas, Erivaldo Martins, as equipes que participaram da operação notificaram o responsável. "O autuado foi notificado a regularizar sua atividade junto ao órgão ambiental. Então o funcionamento da draga permanecerá embargado até que seja regularizada a documentação", reiterou Martins.

No relatório encaminhado pelo supervisor da Regional de Palmas, José Messias Xavier Ribeiro, não houve registro da identificação de outra irregularidade na draga, durante a operação realizada junto a equipe de Paraíso. 

O Naturatins conta com a colaboração de denúncias, que podem ser realizadas de forma gratuita pelo telefone 0800 63 1155 ou pelo e-mail fiscalizacao@naturatins.to.gov.br, pois a identificação do colaborador será mantida em sigilo. 

(Naturatins)