Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Porto Nacional, promoveu na última quinta-feira, 28, palestra motivacional, ministrada pelo jovem universitário Danilo Correa, aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal. 

Com o título “A Importância do Estudo”, o evento aconteceu no Centro de Convenções Vicente de Paula Oliveira – Comandante Vicentão. Danilo conduziu os alunos com muito entusiasmo e reflexão. Participaram alunos na faixa etária de 10 a 14 anos de sete escolas municipais; Fanny Macedo, Celso Alves Mourão, Dr. Euvaldo Tomaz de Souza, Delza da Paixão, Deasil Aires da Silva, Marieta Pereira de Macedo, entre outras.

No primeiro momento, a coordenadora pedagógica, Francisca Hilderlene, abriu os trabalhos dando as boas vindas aos presentes, e falou um pouco da importância do “Projeto Mais IDEB Superando Metas”, para o município portuense.

Em seguida, os supervisores pedagógicos, Alice Justiniano e Odemilson Pereira, agregaram ao evento suas expressões artísticas com a apresentação da peça de teatro “O tesouro escondido” que conta a história de Clarice, uma garota viciada em tecnologia e que odeia ler, até que um dia viu tudo mudar, ao descobrir a leitura através dos clássicos da literatura.

Cheio de emoção, o evento foi abrilhantado também pelo Hino do Excepcional, cantado por Roberto, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto Nacional, que estava acompanhado pela servidora e amiga, Rosemeire Pessoa, mãe também de Júnior. Na ocasião, ladeada pelo amigo e filho, ambos deficientes, a servidora da APAE, Rosemeire, fez uma breve reflexão da luta das pessoas deficientes na sociedade, passando por sua trajetória pessoal, como mãe de Júnior.

Dando prosseguimento à programação, a secretária municipal de Educação, Deusina Ribeiro, ao fazer uso da palavra disse que o grande desafio da educação é perseverar. Destacou que o aprendizado é enriquecedor e que a escola representa ainda um grande privilégio do nosso país.

Já o jovem Danilo, de forma clara, dinâmica e emocionante, tanto quanto como se fosse um professor, proporcionou aos alunos presentes, reflexões sobre o que cada um quer para o futuro, afirmando que cada um é promotor daquilo que pretende ser.

A palestra direcionada ao quinto ano do ensino fundamental do município fez parte de uma ação do Projeto Mais IDEB Superando Metas, desenvolvido pela coordenadora pedagógica, Francisca Hilderlene, com o intuito de orientar os estudantes sobre a realidade dessa etapa escolar, na busca do conhecimento.

Atentos e participativos, os estudantes refletiram sobre a importância dos estudos. O palestrante destacou ser fundamental gostar de estudar, e apontou dicas que possibilitam que isso aconteça.

Na ocasião, emocionado, Danilo Correa, agradeceu a Deus pela oportunidade de estar diante de uma plateia repleta de alunos, para ouvi-lo. “Este momento é único, é mais uma experiência nova que estou passando na minha vida, e que eu achava que isso ia acontecer só daqui há cinco ou dez anos, depois da minha formação. Mas aconteceu antes. E hoje, agradeço a Deus em poder estar aqui, me sinto feliz porque desejo que vocês cresçam em sala de aula, em conhecimento, em aprendizado, e tenham oportunidades”, refletiu Correa.

O palestrante ainda contou a sua história de superação. Ele que veio do Pará para o Tocantins, ainda criança, pouco a pouco, venceu limitações, se desenvolveu, aproveitou as oportunidades e hoje se considera um vitorioso.

Vanessa Messias, 11 anos, do 5º ano da Escola Marieta Macedo, afirmou ter gostado muito da palestra com o estudante universitário. “Achei muito especial porque se trata de um jovem que está ajudando crianças a serem melhor”, concluiu.

Sobre Danilo Correa

Cursa Direito na Ulbra e Filosofia na Universidade Federal do Tocantins, em Palmas. Recentemente teve sua história de luta e superação, contada pelo apresentador Luciano Huck, do Programa Caldeirão do Huck, em rede nacional, ao conseguir construir sua casa própria com dinheiro da venda de jujubas.