Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

“O Papel do Governo Local nas Políticas Públicas nas Áreas de Ciência, Tecnologia, Informação e Empreendimento” é o tema da palestra que o deputado estadual Paulo Mourão (PT) fará na quinta-feira, dia 26, a partir das 8 horas, durante a 3ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi, que será realizada no auditório do campus I do Centro Universitário UnirG.

A previsão é de que o evento, que acontece de 25 a 27 de outubro, reúna um público em torno de 15 mil pessoas, entre comunidade acadêmica, alunos da educação básica, empresários, políticos e a população em geral.

Falar de educação, ciência e tecnologia é algo que Paulo Mourão faz com muita convicção. Ele repete em seus discursos que sem investimentos na educação o Tocantins não alcançará desenvolvimento de forma perene.

Ano passado, Paulo Mourão participou da segunda semana integrada, onde falou do papel da ciência e tecnologia para o desenvolvimento do agronegócio. “Nós não daremos passos seguros para frente se não fizermos da ciência, tecnologia e inovação um instrumento indutor de desenvolvimento no Tocantins”, afirmou.

Na ocasião, o deputado já frisou a necessidade dos governos se juntarem às academias para avançar nessa importante área.

A 3ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi é articulada pelo governo local, articulado pelo Programa Inova Gurupi, organizado pelo Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi e da região sul do Estado. É realizada pelo Centro Universitário UnirG, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) e Universidade Federal do Tocantins (UFT), Sebrae, Sindicato Rural de Gurupi e Secretária do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura do Estado (Seden).

De acordo com a coordenadora do Inova Gurupi, professora Adriana Terra, o evento consolida um sistema de cooperação promovido pelo Inova Gurupi em favor do fortalecimento da ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo. “A comunidade poderá conhecer produtos e serviços ofertados pelas instituições que beneficiam e facilitam o dia a dia da população”, explicou.

Adriana Terra reforça que o Inova Gurupi também foca a formação de alunos desde o Ensino Fundamental I até a pós-graduação. “Formando um comportamento empreendedor”, destacou.