Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Marcio Vieira

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) enviará a São Paulo/SP, 14 paratletas para a disputa da 11ª edição das Paralimpíadas Escolares 2017, que vai ocorrer de 20 a 25 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. Serão disputadas dez modalidades: atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, futebol de 5 e basquete em cadeira de rodas.

O Tocantins disputará a competição com 14 atletas nas modalidades de atletismo, natação e tênis de mesa. A delegação viaja no dia 20 e retorna no dia 25. 

Dos 14 atletas que fazem parte da delegação tocantinense, neste ano, a Seduc está levando para a competição, um aluno com nanismo, uma aluna com paralisia cerebral, cinco com deficiência intelectual, quatro com deficiência física e três com deficiência visual.

Segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), mais de 900 atletas de 12 a 17 anos são esperados para as Paralimpíadas Escolares deste ano.

Paralimpíadas

Segundo a técnica de Educação da Gerência de Desporto Educacional da Seduc e chefe da delegação, Keilla Beserra, no ano passado, o Tocantins participou com 12 paratletas que retornaram com 15 medalhas, sendo quatro de ouro, quatro de prata e sete de bronze. Na competição, uma paratleta com paralisia cerebral bateu o recorde. “Esta competição traz integração dos paratletas e promove a confiança e a valorização” destaca a gestora.

Os Parajets, competição organizada pela Seduc e que seleciona os parateltas para a competição nacional, servem como fator de integração, intercâmbio social, esportivo e cultural entre os estudantes.

Convocados

Atletismo

Alan Cesar de Sousa

Barbara Cruz Mota

Cássia Hellem dos Santos Souza

Cinthya Silva Nascimento

Domingos Ferreira de Sousa Silva

Esmeralda Galdino do Nascimento

Everton Tavares de Oliveira

Fred Rodrigues Alves

Jhonattan Pereira da Silva

Kaique Alves Araújo

Kauany da Silva Alves

Natação

Welder Alves Araújo

Tênis de Mesa

Guilherme Rodrigues de Almeida

Hugo Sousa Tosta