Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Pilotos do Estado do Tocantins já sentem a adrenalina do Cerapió 2018, maior rally de regularidades da América Latina. Duas equipes: a Motopinga Rally Team e a Balau Racing, já estão mobilizando seus integrantes no objetivo de conquistar as melhores colocações no maior rally que cruza o litoral e sertão dos estados do Ceará e Piauí. 

“Era um sonho participar do Cerapió. É um rally com bastante renome no Brasil e sempre ouvia outros pilotos de que valia a pena participar. Ficamos com muita curiosidade em participar e em 2018 já estamos com tudo organizado para a grande estreia”, destaca o estreante Bruno Nobre, integrante da equipe Motopinga Rally Team.

A última prova que Bruno participou foi o Rally Transbahia. De acordo com ele, o estado do Tocantins ainda carece de provas de regularidades. A equipe deve levar seis pilotos, sendo quatro estreantes no Cerapió. Para eles, o principal diferencial da prova são as quatro etapas, que envolvem roteiros com distintos tipos de terreno e paisagens deslumbrantes.

Já com 10 pilotos confirmados, a equipe Balau Racing pretende ter 15 pilotos na edição do ano que vem. Em 2008, Gildo Balau, coordenador da equipe estreou no Cerapió, enfrentando uma prova atípica, que saiu de Fortaleza (CE) e teve chegada em Recife (PE).

“Foi muito difícil participar do primeiro. Ainda não tinha experiência com a prova. Iniciei na categoria Novato, apenas como lazer, mas aí comecei a gostar e me preparar melhor, até que em 2015 conquistei o 3º lugar”, relembra Gildo.

Ainda segundo o piloto tocantinense, que foi campeão do Transbahia na categoria Over 40 em 2016, o Cerapió representa o que há de melhor no cenário off-road nacional. “O Cerapió é o mais organizado do Brasil, sem dúvidas. Sempre faço um grande esforço para levar o maior número de pilotos pela qualidade de organização da prova”, comenta o líder da Balau Racing.

Cerapió 2018

A 31ª edição do Cerapió envolverá percursos de muitas peculiaridades e cenários nacionais deslumbrantes. A largada acontece no dia 24 de janeiro do ano que vem, no município cearense de Trairi, que envolve as encantadoras praias de Guajirú, Flecheiras e Mundaú.

De lá, as provas de regularidades cruzarão paisagens deslumbrantes, passando por cenários do litoral e dos sertões dos estados do Ceará e Piauí – como as cidades de Sobral, Parnaíba, Cajueiro da Praia e Piripiri – e que desde 1987 são palcos de muitas aventuras. A chegada acontece em Teresina (PI), no dia 27 de janeiro.

O Cerapió é uma prova única no mundo, pois reúne em uma mesma competição várias modalidades distintas: motos, carros 4x4, quadriciclos, UTV’s e bikes, nas modalidades de regularidade e velocidade.

Inscrições abertas

Para efetuar as inscrições os interessados devem acessar o site oficial do rali (www.cerapio.com.br), ir ao menu ‘Área do Competidor’ e preencher os dados solicitados corretamente. O site, agora responsivo, pode ser acessado, também, de smartphones ou tablets.