Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

A solenidade de lançamento do Plano Estratégico do município de Brejinho de Nazaré, na região Central do Tocantins, ocorreu nesta última nesta terça-feira, 14. “O Plano Estratégico é de extrema importância para trabalharmos de forma correta, transparente e dentro da legalidade”, afirmou a prefeita de Brejinho de Nazaré, Miyuki Hyashida (PSDB) em seu discurso. 

Prestigiado por deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores e população local, o evento foi a principal atividade da data em que Brejinho comemorou 59 anos de emancipação política.

Ao destacar a parceria com instituições públicas e privadas nos seus três mandatos, a prefeita ressaltou o trabalho do Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO) na construção do projeto. “Foram sete meses de muito aprendizado. Agora, temos um planejamento que está de acordo com a nossa realidade. Vamos cumprir com responsabilidade”, garantiu.

Idealizado pelo conselheiro da 3ª Relatoria do TCE, José Wagner Praxedes, o Plano Estratégico é um projeto piloto implantado em Brejinho, podendo ser exemplo para outros municípios tocantinenses.

Com o projeto, o TCE busca promover a melhoria da eficiência dos serviços públicos e fomentar a implantação do modelo de administração pública, na orientação de gestores municipais a trabalharem de forma legal e transparente.

Para o conselheiro Wagner Praxedes, o TCE foi um mediador na elaboração do Plano, uma vez que a equipe local deve ser a principal responsável e interessada em atuar de forma transparente. Na ocasião, o conselheiro disse que os municípios devem se justar, antecipando que a partir de 2018 o TCE vai criar o programa fiscalização programada, o que significa que o TCE “vai cobrar mais” dos gestores municipais.

Em seu discurso, o presidente do TCE, Manoel Pires disse que ao aderir ao projeto, a gestão demonstra “bom trato com coisa pública”.

Para o deputado federal Carlos Gaguim, Brejinho sai à frente ao elaborar um Plano que norteia e estabelece todas as ações da gestão.

Já o deputado estadual Paulo Mourão (PT), Brejinho inova com a ação. “Respaldada pelo TCE, a gestão dá identidade aos programas. Esta é a melhor forma de comemorar a emancipação do município com um projeto inovador de excelência na gestão pública”, classificou.

Para o deputado estadual Eduardo do Dertins (PPS), o Plano representa o “caminho da transparência” e a gestão do município está no caminho certo.

Técnicos do TCE e da Prefeitura de Brejinho fizeram apresentações sobre o Plano Estratégico durante o evento. No final do evento, os convidados receberam um exemplar dos Planos Estratégicos do TCE e de Brejinho.