Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Na programação, a última palestra desse ano ocorrerá na próxima semana, 5 de dezembro

Na programação, a última palestra desse ano ocorrerá na próxima semana, 5 de dezembro Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Na programação, a última palestra desse ano ocorrerá na próxima semana, 5 de dezembro Na programação, a última palestra desse ano ocorrerá na próxima semana, 5 de dezembro

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) participa nesta terça-feira, 28, de mais um ciclo de palestras sobre a importância e preservação das abelhas. O evento será na Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Palmas, auditório do Bloco III, a partir das 19 h. A palestra é gratuita e aberta ao público em geral.

O ciclo de palestra conta com temas sobre biologia das abelhas, incluindo plantas melíferas, sanidade apícola, pragas, genética e preservação, biodiversidade, produtos e legislação. Na programação, a última palestra desse ano ocorrerá na próxima semana, 5 de dezembro.

O tema da palestra será “Apicultura e Cooperativismo no Tocantins: Realidade e Perspectivas”. A palestra será ministrada pelo presidente da Cooperativa de Apicultores do Tocantins, Antonildo de Medeiros.

A diretora de Políticas Públicas para a Pecuária da Seagro, Érika Jardim, disse que a apicultura é uma atividade basicamente realizada por pequenos produtores e agricultores familiares, e que estes precisam se unir para fortalecer a atividade. “A gente entende que é muito importante essa discussão sobre fortalecimento das organizações locais para o crescimento da apicultura e que sem o fortalecimento da atividade ela tem sucesso”, opina Érika Jardim. 

As palestras são realizadas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e pelo Grupo de Pesquisa, Biologia, Conservação e Manejo das Abelhas; em parceria com a Seagro, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec).