Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Igor Flávio

Foto: Igor Flávio

Os clientes de um hipermercado da Capital foram bastante receptivos à ação de conscientização realizada na manhã desta sexta-feira, 1º, pelos residentes do Grupo Condutor de Doenças Infecto-Contagiosas da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) para marcar o “Dia Mundial de Luta contra a Aids”, celebrado nesta data. À tarde, das 14 às 18 horas, a ação acontece no Capim Dourado Shopping.

Distribuindo panfletos, preservativos masculinos e femininos e gel lubrificante, os residentes falaram sobre a disponibilidade do teste rápido nos Centros de Saúde da Comunidade e no Núcleo de Assistência Henfil (Arne 51). “O nosso objetivo é sensibilizar o maior número de pessoas sobre a existência do teste rápido que é gratuito e não precisa de agendamento prévio. A gente percebe que vem aumentando a procura pelo teste, no entanto, é importante continuar divulgando e também sensibilizando para a importância do uso de preservativo”, ressaltou a enfermeira residente Raiane Mocelai, acompanhada das enfermeiras Carolina Freitas e Alana Lima e do biólogo Alexandre Maia.

A dona de casa Teresa Torres gostou da iniciativa. “É fundamental que se fale sobre prevenção de doenças, porque ninguém quer ficar doente, e quanto mais falar, eu acredito que as pessoas vão se conscientizar e se cuidar mais”, disse.

Graça Lopes é técnica em Enfermagem e, ao finalizar sua compra, foi abordada pelo grupo. “Sou da área de saúde e defendo ações de conscientização como essa, porque as pessoas precisam de informação que nunca é demais”, afirmou.

Essa iniciativa faz parte da estratégia de prevenção do município, que consiste em duas etapas importantes: em dezembro está sendo realizada a campanha de reforço das testagens. Já em fevereiro, durante os dias de Carnaval, são distribuídos materiais informativos e preservativos em diversos pontos da cidade. A ideia é chegar a toda a população, porém com foco maior em uma parcela específica, já que, segundo dados do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, há dez anos os adultos jovens são o segmento populacional mais infectado pelo vírus HIV.

Vale lembrar que o teste rápido é uma importante ferramenta para detectar precocemente doenças como HIV/Aids, hepatite B, hepatite C e sífilis. No Henfil, o paciente tem sua identidade preservada ao realizar qualquer procedimento e também recebe todo o suporte especializado necessário para seu atendimento. Os testes rápidos devem ser sempre realizados de maneira regular, pois o tratamento se torna mais fácil quando detectado precocemente. (Secom Palmas)