Na próxima segunda-feira, 4, às 14 horas, a Prefeitura de Araguaína e a Confederação Brasileira de Karatê (CBK) farão o lançamento do 1º Pré-Olímpico de Karatê – Etapa Nacional. A solenidade acontecerá no ginásio poliesportivo José Pereira Barros, localizado à Rua Camargo Ferraz, no Setor Céu Azul, com a presença de atletas e autoridades.
Araguaína sediará o pré-olímpico entre os dias 8 e 9, no ginásio poliesportivo do Centro Universitário Itpac, Aproximadamente 280 atletas de todo o País participarão da competição. Este é o primeiro evento de karatê desse porte no Tocantins.
“É imensurável o valor do Pré-Olímpico, tem uma dimensão social muito grande, envolvendo atletas, alunos e comunidade em geral”, apontou o secretário da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Jocirley Oliveira.
Em preparação para o evento será realizada amanhã, 2, a Copa Araguaína de Karatê, na Escola Municipal Casemiro Ferreira Soares, no Setor Urbano. Participarão mais de 400 atletas que promovem o esporte e os projetos de treinamentos do município.
Ainda serão realizadas clinicas preparatórias para o evento, nos dias 4 a 7, em escolas municipais e estaduais.
Preparação
Na manhã desta sexta-feira, 1º, foi realizada reunião na Secretaria do Esporte com os organizadores locais e nacionais, que discutiram os preparativos para o evento na cidade e definiram sobre a realização das clínicas.
De acordo com Rodrigo Valentim, representante da equipe de Marketing da CBK, as clínicas são momentos de aproximação das crianças com o esporte. Iremos montar nas escolas uma área de luta de karatê, onde dois profissionais vão passar para as crianças os valores do esporte”, disse.
Pré-Olímpico
O 1º Pré-Olímpico de Karatê terá as finais transmitidas ao vivo em rede nacional pelo canal Sport TV, às 10 horas. O evento descobrirá talentos para participar da Olimpíadas Internacionais em Tokyo, no Japão, em 2020.
Conforme a CBK, os primeiros colocados de cada categoria do Pré-Olímpico participarão de um ranking especial, onde serão definidos representantes do Brasil para participarem também do campeonato. As disputas são nas categorias Kata, nas modalidades masculina e feminina, e Kumite, também nas categorias masculinas e femininas.