Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma oportunidade de desenvolvimento de autores, escritores, poetas, profissionais da comunicação e interessados de plantão nesta primeira semana de dezembro, é “O Leitor como Autor – Oficina de (Re) Criação Literária”, a ser ministrada pelo escritor Leonardo Villa-Forte (RJ), pelo Sesc Arte da Palavra. A oficina será realizada das 19h às 22h30 entre os dias 04 e 08 de dezembro, no Centro de Atividades Sesc Palmas, que fica na 502 Norte. Mas quem ainda não fez a sua inscrição pode fazê-la até o dia 04 na Central de Atendimentos do Centro de Atividades, ao valor de R$ 20,00 para usuário e R$ 10,00 para comerciário e dependente. 

Um projeto literário do Sesc Nacional, o Sesc Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras tem como objetivo promover o intercâmbio de artistas e a formação de leitores, por meio da realização de circuitos de literatura em 12 estados do País. Busca ainda oferecer ações atuantes em toda a cadeia da literatura, desde a formação e a divulgação de novos autores, a valorização das novas formas de produção e o desfrute literário. Sua ação é composta de três eixos: Circuito de Autores; Circuito de Oralidades; e Circuito de Criação Literária. No site do Sesc Tocantins http://www.sesc.com.br/portal/site/ArtedaPalavra/home toda a sua programação pode ser conferida.

Na oficina, o escritor carioca aborda noções como apropriação, plágio, recorte, colagem, montagem, pós-produção e remix, por meio da leitura de contos e outros textos, além de exercícios de escrita. Baseada em um diálogo entre “escrita criativa” e a chamada “escrita não-criativa”, a oficina conterá atividades que se dividirão em exercícios, exposições teóricas, leituras coletivas e a montagem de um Paginário – espécie de mural literário com as páginas preferidas dos livros preferidos dos participantes.

Leonardo Villa-Forte (RJ)

É tradutor, produtor editorial, revisor e pesquisador. Formado em Psicologia pela UFRJ com intercâmbio em Letras na Universidad de Salamanca, Espanha. Possui contos publicados em antologias nacionais e estrangeiras. Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Off-FLIP 2009 com um de seus contos, “Monólogo a dois”, publicado na coletânea do prêmio em 2010, e traduzido para o inglês na revista Litro, distribuída no Reino Unido, em 2012. Ministra Oficinas de Remix Literário, que envolvem escrita recriativa (ou Uncreative Writing). Foi produtor editorial da Seleções da Reader’s Digest, colabora com a Revista Pessoa e com a produtora cultural Plumagenz. (Fonte: https://mixlit.wordpress.com/quem-faz/)