Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Juliana Abrão da Silva Castilho

Depois de mais um ano impecável, totalizando 14 etapas estaduais sem ser vencida, a equipe Palmas Judô Clube (PJC) recebeu o troféu de Campeã Tocantinense da temporada 2017, chegando ao bicampeonato invicto. A comemoração deste novo título aconteceu durante a 8ª edição do Bonenkai da Federação de Judô do Estado do Tocantins (Fejet), evento anual de premiação dos campões estaduais e dos demais destaques do ano realizado na tarde do último sábado, 2, no auditório da Fecomércio, em Palmas.

A PJC ficou com a primeira colocação ao acumular o total de 36.766 pontos ao longo do ano. O vice-campeonato ficou com a equipe Cemil Bombeiros, com 21.049 pontos; já o terceiro lugar, com o Sesc (15.760), seguido do Guerra/Sesi (10.252) e, por fim, da Kodokan/Paraíso (9.682). Além do segundo título invicto seguido após pouco mais de dois anos de fundação da equipe, a PJC finalizou a temporada com 39 campeões estaduais no ranking e cinco campeões-gerais, que são os atletas que, nas classes em que disputaram o estadual, somaram a maior quantidade de pontos, incluindo as participações em competições externas.

Estes números são muito significativos não só por darem sentido à longa invencibilidade, mas, também, porque, com base nos regulamentos estabelecidos pela Fejet, eles garantem vantagens à PJC na temporada 2018, como explicou o líder da PJC, Celso Galdino. “É muito bom e gratificante conquistar o estadual pelo segundo ano consecutivo e de forma invicta, vendo que, aos poucos, os nossos atletas estão crescendo com qualidade e conquistando, cada vez mais, resultados melhores, como os números deixam claro. Por conta disto, no próximo ano, seremos a equipe com a maior quantidade de vagas para o regional [etapa do Campeonato Brasileiro], e isto nos fortalece bastante”, destacou o Sensei.

Palavra da Fejet

Presidente da Fejet, Georgton Pacheco, afirmou que o balanço competitivo final de 2017 foi positivo para os tocantinenses, mas deixou um desafio para o próximo ano. “Quero parabenizar os pais, amigos, professores, todos os envolvidos com o Judô; parabenizar e agradecer todas as equipes que competiram, desde as mais simples até aquela que se tornou bicampeã invicta, a equipe PJC, a quem cumprimento na pessoa do dedicado Sensei Celso. Este ano foi muito bom, com três medalhas a nível nacional, sendo três bronzes [Ennilara Lisboa (Sesc) e Mayons Brito (PJC) no Brasileiro Sênior; e Jonas Irwing (PJC) no Brasileiro Sub-18], e é para estas medalhas que olhamos com maior carinho. Mas eu falei com todos, eu fiz o desafio de que tem que vir logo um ouro na final do Brasileiro, porque nós já temos várias medalhas de bronze e já tivemos uma de prata, com a Ennilara. Agora, queremos que no ano que vem o título nacional seja tocantinense. Para isto, em 2018, vamos todos trabalhar mais forte para superar o que fizemos neste ano que já está acabando”, enfatizou o Sensei Ton.

PJC 2018

Com o fim da temporada 2017, o Sensei Celso já planeja reforçar o foco em projetos que foram iniciados ao longo deste ano e em outro que deve ser iniciado, tudo para que eles ganhem corpo e gerem positivos frutos. “Para 2018, espero continuar este trabalho na academia e desenvolver as outras frentes que já iniciamos aqui em Palmas, como na Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré e no Colégio Ulbra; e outra na cidade de Aparecida do Rio Negro. Além disto, há a previsão da PJC assumir a coordenação e até as aulas na Associação Japonesa de Palmas, que está construindo um Dojô; sem contar o meu trabalho junto à Fejet, na consolidação da qualidade do Judô no Tocantins. Ou seja, 2018 será um ano de muito trabalho colocando mais crianças e jovens no Judô, os permitindo sonharem e se dedicarem a ele. Assim, tenho certeza, estaremos contribuindo para a construção de uma sociedade melhor, mais ponderada e ética, com noção de justiça, respeito e amor ao próximo, pondo em prática um dos fundamentos principais doJudô: o Jita Kyoey [amizade e prosperidade mútuas]”, vislumbrou o faixa preta de 5º Dan.

Bonenkai PJC

Os atletas, pais, amigos e Senseis da equipe Palmas Judô Clube, de todos os polos, irão se confraternizar no Bonenkai PJC, que acontece no próximo dia 16 de dezembro, sábado, às 9 horas, no Clube dos Funcionários da Caixa Econômica Federal, em Palmas. Na ocasião, serão realizadas as entregas de faixas para aqueles que foram submetidos aos exames de final de ano, mas, antes de tudo, será um momento de confraternização entre toda a família PJC após um ano de muitos aprendizados e várias conquistas. 

Informações sobre como participar, o local do evento e tudo mais podem ser obtidas nos Dojôs PJC.