Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) assinaram, na sexta-feira (1), instrumento de parceria para beneficiar 1.000 famílias de agricultores do Tocantins com a oferta dos serviços de assistência técnica e extensão rural, em suas atividades agrícolas.

A assinatura ocorreu durante a realização da 53ª Assembleia Geral Ordinária Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), evento que reuniu representantes de todos os estados do país, em Cuiabá, capital do Mato Grosso.

A parceria faz parte do Projeto Piloto da Anater, que destinará recursos na ordem R$ 3.809.680,00 e vai contemplar  agricultores de 50 municípios tocantinenses, abrangendo as sete regionais do Ruraltins, distribuídas em todo estado. A iniciativa contará com a participação de 100 técnicos do órgão que irão desenvolver ações sequenciadas, nas propriedades rurais beneficiárias. A proposta de trabalho tem inicio nesta semana, quando membros da equipe coordenadora passarão por um treinamento em Brasília.

O presidente do Ruraltins, Pedro Dias, ressalta que exercer uma assistência técnica de qualidade aos agricultores tem sido a grande preocupação do órgão, e  que essa parceria com a Anater, visa atingir esse objetivo.  “Queremos oportunizar as famílias beneficiárias uma assistência técnica continuada que garanta sua organização, o acesso às políticas públicas e as tecnologias apropriadas, para que diversifiquem sua produção e tenham emprego e renda. Com certeza esse projeto vai qualificar ainda mais nossas ações e alcançaremos bons resultados”,  disse o gestor, acrescentando que os recursos irão custear as despesas dos profissionais do Ruraltins que vão a campo, dentre elas pagamento de combustível, diárias e manutenção de veículos.

Projeto Piloto

O investimento no Projeto Piloto da Anater garantirá assistência técnica para as famílias rurais até abril de 2020, quando se encerra o contrato de gestão. Os recursos também serão usados na qualificação dos extensionistas que atuam no Estado.

Atividades principais de assistência técnica

Atualmente, o Ruraltins conta com 92 escritórios, nove postos avançados, sete escritórios regionais e um centro gerencial. Os mais de 400 extensionistas que atuam no órgão oferecem assistência e orientação quanto ao plantio e condução de lavouras para produção de grãos, cereais, frutas e hortaliças; criação de bovinos de corte e leite e pequenos animais (ovinos e caprinos); apicultura; piscicultura; elaboram projetos de irrigação; projetos de créditos rural das atividades agropecuária financiadas pelas instituições bancárias, e apoiam os produtores na comercialização da produção.

Na área social um dos mais importantes programas executado pelo Ruraltins é o de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra Direta Local da Agricultura Familiar, que contribui para a segurança alimentar das pessoas nos municípios tocantinenses.

Entre os principais produtos adquiridos pelo PAA no Tocantins, em termos de quantidade, destacam-se: melancia, arroz, banana, milho verde, batata doce, carne suína, doce de leite em pedaço, leite pasteurizado, abacaxi, rapadura e hortaliças. Em 2017 foram aplicados R$ 14 milhões na compra desses produtos, até o momento.