Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dezoito alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) no Tocantins participam da fase estadual da Olimpíada do Conhecimento (OC) nos dias 5, 6, 7 e 8/12 no Centro de Educação e Tecnologia (CETEC) da instituição em Araguaína. O evento é aberto ao público e tem como objetivo selecionar competidores com os melhores resultados para a fase nacional da competição em 2018. Para isso, são distribuídas tarefas aos competidores de cada uma das nove ocupações: Revestimento Cerâmico, Instalações elétricas prediais, Construção e alvenaria, Tecnologia da moda, Design gráfico, Web design, Panificação PCD, Pintura decorativa e Sistema Drywall e Estocagem.

A abertura acontece na noite desta quarta-feira, 5, e as provas iniciam no dia seguinte, 6/12, sendo finalizadas na sexta-feira, 8/12. Os alunos disputam a vaga realizando provas simultaneamente sob a avaliação de técnicos da competição que observam critérios como conhecimento, técnica e criatividade no cumprimento da tarefa relacionada à profissão na qual o aluno é certificado pelo Senai. 

Programação em web, construções envolvendo a aplicação de cerâmica, pintura decorativa e instalações elétricas são algumas das atividades que podem ser exploradas nas provas e vão sendo desenvolvidas no decorrer da competição. Os vencedores serão conhecidos na noite do dia 08/12.

A Olimpíada

A Olimpíada do Conhecimento é o maior evento de educação profissional da América Latina e está organizada em quatro fases: Escolar, Estadual, Nacional e Mundial. O evento reúne os melhores alunos do Senai e de outras instituições que ofertam educação profissional em uma disputa de conhecimento, técnica e criatividade. Na última fase mundial da competição (WorldSkills), realizada em outubro deste ano nos Emirados Árabes, o Senai trouxe o 2º lugar para o Brasil entre 68 países. A Rússia obteve o primeiro lugar e, a China, o terceiro.

Criada em 2001, a OC avalia o ensino técnico do Senai e demonstra a qualidade da educação profissional patrocinada pela indústria brasileira, além de também proporcionar a troca de conhecimento sobre novas tendências nos processos industriais e dos perfis profissionais exigidos pelo mercado de trabalho.

Competidores

Conheça a relação de competidores que disputam a etapa estadual e as ocupações:

1.       Tecnologia da Moda: Ana Carolina V. Alencar – Taquaralto

2.       Tecnologia da Moda: Jessica dos Santos da Silva – Taquaralto

3.       Tecnologia da Moda: Jaqueline Alves dos Santos – Araguaína

4.       Design Gráfico: Ben-hur Santana Araújo – Gurupi

5.       Design Gráfico: Ana Karita Mendes Bezerra – Palmas

6.       Design Gráfico: Tulio André Dias Sousa – Araguaína

7.       Aplicação de Revestimentos Cerâmicos: Daniela de Jesus Soares - Araguaína

8.       Aplicação de Revestimentos Cerâmicos: Rafael da Rocha Alceno - Taquaralto

9.       Instalações Elétricas Prediais: Elias Ferreira do Nascimento - Gurupi

10.   Instalações Elétricas Prediais: Rodrigo Nunes dos Santos – Araguaína

11.   Webdesign: Edwardes Junior L. Gomes - Palmas

12.   Webdesign: Marcos Venícius M. de Sousa - Palmas

13.   Webdesign: Micauane Oliveira Sousa – Palmas

14.   Panificação PCD: Karoline Ferreira da Silva – Gurupi

15.   Construção em Alvenaria: Lucas Farias Sousa - Araguaína

16.   Construção em Alvenaria: Vitoria Helen Almeida Sousa – Araguaína

17.   Pintura Decorativa: Guilherme Teilon A. da Silva – Taquaralto

18.   Sistemas Drywall e Estocagem: Uanderson dos Santos Souza - Taquaralto