Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Abdon Barbosa

As atividades do campeonato Pré-Olímpico Nacional de Karatê, organizado pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK), com apoio da Prefeitura de Araguaína, têm início na tarde desta quinta-feira, 7, no ginásio poliesportivo do Centro Universitário ITPAC. Das 14 às 18 horas será feita a pesagem dos atletas. A partir das 17 horas, estão previstas a reunião com árbitros, congresso técnico e reunião técnica. São 288 atletas de todo o País disputando vagas para a Seleção Brasileira 2018.

A abertura do Pré-Olímpico acontece amanhã, 8, às 9 horas, com entrada gratuita. A partir das 10 horas, serão iniciadas as disputas, de caráter eliminatório, nas modalidades Kata Ind. (luta individual, com um adversário imaginário, onde o atleta executa uma sequência de movimentos de defesa e ataque) e Kumite Ind. (combate com regras oficiais e tempo definido), masculino e feminino.

Na modalidade Kata Ind., classe Sênior, participam atletas com idade a partir dos 16 anos, em disputas masculinas e femininas. Na modalidade Kumite Ind., Classe Sênior, a idade mínima é 18 anos e as disputas são definidas por peso, sendo as femininas -50kg, -55kg, -61kg, -68kg e +68kg, as masculinas são -60kg, -67kg, -75kg, -84kg e +84kg.

Na manhã de sábado, a partir das 8 horas, acontecem as finais do Pré-Olímpico. Os campeões das categorias integrarão a Seleção Brasileira 2018 no campeonato Sul-Americano e no Pan-Americano 2018.

Os campões, vice-campeões e terceiros colocados no Pré-Olímpico se juntarão em um ranking especial com os campeões e vice-campeões do ranking nacional e do Campeonato Brasileiro 2017, para definir o representante do Brasil no Campeonato Mundial 2018.