Os serviços topográficos de planimetria, altimetria e batimetria para a nova ponte sobre o rio Tocantins, em Porto Nacional, já foram concluídos pela construtora Rivoli do Brasil S.p.A. Estes são os serviços preliminares da obra com base no projeto básico licitado pelo Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto).
Até o final do mês de janeiro de 2018, também estarão concluídos os serviços de sondagem, com relatórios, que servirão para o detalhamento do projeto executivo de fundação da ponte. Além disso, o estudo hidrológico completo está em execução. É por meio de verificação do cálculo hidráulico que se confirmará, com exatidão, a geometria da ponte.
Segundo a Rivoli do Brasil todos esses serviços preliminares, depois de concluídos, servirão para o detalhamento do projeto executivo da ponte. Em paralelo também estão sendo realizados outros serviços para aprovação da obra junto a Marinha do Brasil.
A área para implantação do canteiro da obra já está sendo estudada para regularização da mesma junto aos órgãos ambientais.
Nova Ponte
A nova ponte terá 1.488 metros de extensão, sendo 1.088 m de armação de concreto e 400 metros de aterro. A licitação ocorreu em 2014, pelo valor inicial de R$ 101.328.272,57. A assinatura da Ordem de Serviço autorizando o início das obras de construção da ponte ocorreu na terça-feira, 23 de outubro de 2017, no Trevo Sul, entre a TO-050 e a TO-255, em Porto Nacional.
Antiga Ponte
Construída entre os anos de 1976 e 1979, a antiga ponte de 900 metros liga o tráfego da TO-050, pelo trevo da TO-255, com a TO-070 até a BR-153. Em 2011, por causa de danos estruturais, o trânsito pesado foi limitado e atualmente os veículos que ultrapassam 30 toneladas de peso não podem usar a estrutura. Para chegar à Capital, veículos que ultrapassam o limite de peso imposto por meio de Decreto precisam ir até Paraíso do Tocantins, aumentando a distância em 100 km.