Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

O estudante Raul Pereira Carvalho, aluno da Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, de Palmas, retornou recentemente de São José dos Campos, São Paulo, onde representou o Tocantins na Jornada Espacial. A vaga no evento foi conquistada com a participação de Raul na 20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Ele e outros dois estudantes do Tocantins participaram de um programa de imersão com especialistas na área espacial, entre os dias 10 e 16 de dezembro. Eles tiveram palestras com profissionais de instituições como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Instituto Nacional de Aeronáutica (ITA) e demais entidades ligadas ao setor aeroespacial brasileiro.

“Nesta viagem eu aprendi coisas que eu não teria acesso em nenhum outro lugar. Poder conhecer pessoas que dividem os mesmos sonhos que eu e ver que nossos sonhos são possíveis, não tem preço. Poder representar o Estado foi um prazer e mostrar para todos os outros alunos de todo o Brasil um pouco do que é o Tocantins”, contou Raul.

O estudante da rede estadual revelou que a astronomia é um sonho de infância, que pretende seguir como carreira profissional. “Não lembro quando meu amor pela astronomia nasceu, não me imagino sem gostar de olhar para o céu ou deixar de querer entender como o universo funciona. Os presentes de Natal mais solicitados por mim, quando eu era criança, eram telescópios e qualquer coisa que fizesse eu ter uma melhor experiência com a ciência. Nunca vou esquecer dessa viagem, que me abriu novos caminhos que, com certeza, eu vou optar por seguir. Eu tenho o sonho de trabalhar no Inpe produzindo microssatélites. Vou fazer o curso de Engenharia Elétrica e pretendo fazer um mestrado no ITA na área de engenharia aeroespacial”, disse.

Raul conheceu o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) e as instalações onde são desenvolvidos os trabalhos do Programa de Estudos e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (Embrace) no Inpe. Ele e os demais estudantes participaram de oficinas de Construção de Plataformas de Lançamento de Foguetes e de Construção de Foguetes de garrafa pet.

O professor de física da Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, Michael Matos, acompanhou o estudante na Jornada e também participou de uma capacitação para educadores de todo o País. “Foi uma oportunidade ímpar de aprendermos mais sobre a astronomia e a astronáutica. Esse conhecimento será transmitido aos nossos alunos, fazendo com que eles se interessem pela área, descobrindo novos talentos e contribuindo para a formação dos nossos estudantes”, ressaltou.