Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira, 4, a equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer –TO) foi acionada pelo 5º Batalhão da Polícia Militar de Porto Nacional, com a finalidade de auxiliar nas buscas a um adolescente acusado de estuprar uma mulher, no município de Ponte Alta do Tocantins.

Após um primeiro sobrevoo, ao chegar novamente na área das buscas, na cidade de Porto Nacional, graça à visão privilegiada proporcionada pelo helicóptero, a tripulação conseguiu visualizar um indivíduo correndo com as mesmas características.

Dessa maneira, foi realizado um voo a baixa altura, onde os operadores aéreos, por gestos, deram ordem de parada para o indivíduo, que obedeceu deitando-se no chão. Neste momento, houve o desembarque de um tripulante operacional o qual indicou aos militares em solo onde estava o adolescente infrator e auxiliou-os na captura, o qual foi conduzido para a Delegacia de Polícia para procedimentos legais cabíveis.

Entenda o caso 

Na madrugada do dia 30 para o dia 31 de dezembro de 2017, próximo a cidade de Ponte de Ponte Alta do Tocantins, uma jovem de 20 anos foi estuprada por um adolescente de 16 anos, o qual estava armado com um revólver. Após o fato, a Policia Militar empreendeu diligências na tentativa de fazer a captura do adolescente, não sendo possível localizá-lo.  

Em seguida, os policiais militares prestaram apoio à vítima levando-a, primeiramente ao Hospital de Ponte Alta e, logo após, a jovem foi conduzida até o Hospital de Porto Nacional para que recebesse atendimento e realizasse exame de Corpo de Delito no Instituto Médico Legal (IML), daquela cidade.

Na última quarta-feira, 3, o delegado Titular de Ponte Alta, Wagner Raiely Pereira Siqueira solicitou ao Instituto de Identificação de Palmas que realizasse a elaboração de um retrato falado do autor, o que de imediato foi feito pelos papiloscopistas da Polícia Científica. Após a divulgação da foto, o delegado foi informado por populares, que o adolescente encontrava-se em Porto Nacional em uma área de mata, nas imediações da cidade,

Desta maneira, foi montada a operação que resultou na localização e na apreensão do menor infrator de 16 anos, por policiais militares com a ajuda de operadores aéreos do CIOPAer-TO.

O menor infrator foi conduzido até a sede à Central de Flagrantes de Porto Nacional, onde a vítima fez o reconhecimento do mesmo como sendo o autor da agressão sexual. Desta foram, o delegado Fabrício Piasse realizou os procedimentos que a lei determina e representou, junto ao Poder Judiciário, pela internação do adolescente, o qual ficará custodiado na sede da 5ª DRPC de Porto Nacional aguardado a decisão da justiça.