Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Joselita Matos

Ouvir as principais demandas dos municípios e mostrar a transformação que Araguaína passou nos últimos cinco anos. Estes são os principais objetivos das visitas do pré-candidato ao governo do Tocantins Ronaldo Dimas (PR) nesse mês de janeiro. Nesta última quarta-feira, 10, mais duas cidades foram visitadas: Carmolândia e Aragominas, na região Norte do Estado.

Em Carmolândia, o prefeito Neurivan Rodrigues de Sousa (PMN), vereadores, secretários receberam o pré-candidato em uma reunião na Câmara Municipal. Durante o encontro, Dimas falou sobre os avanços e investimento em Araguaína na sua gestão, mostrando que é possível também mudar a realidade do Estado. “Tem que ter gestão para resultado. O meu partido é o PR, o partido da política de resultados”, destacou.

Comentou ainda sobre a importância de se interligar a zona rural dos municípios do interior, pois a economia dessas cidades está baseada no campo. “Não é criar mais uma rodovia estadual. É pavimentar as estradas vicinais que são importantes para a economia desses municípios”, afirmou.

Durante o encontro, o pré-candidato também respondeu as perguntas feitas pelo público presente. Uma delas foi referente a geração de emprego e renda para os municípios de pequeno porte. “Tem que preparar a cidade, cuidar dela para assim atrair investimentos, incentivando esse avanço é fundamental para gerar renda. O poder público tem que oferecer condições adequadas para promover o desenvolvimento”, explicou Dimas.

Aragominas

Na segunda cidade visitada, o pré-candidato conversou com os moradores e participou de um encontro à noite que teve a presença da prefeita Eliete Alves de Melo (PP), do vice-prefeito Antônio Libânio (PT), vereadores e comunidade. Na reunião, a prefeita Eliete comentou que o Tocantins precisa de um governo que olhe para os municípios, que seja municipalista.

Dimas comentou é possível destinar 2% do Orçamento do Estado para os municípios. Além disso, também respeitar os repasses obrigatórios do Governo para com eles, pois os municípios pequenos sobrevivem basicamente desses repasses.

Para o prefeito, é necessário o Estado definir um valor para investimentos com recursos próprios e respeitá-lo. A partir desse valor, que inicialmente seria na ordem de R$ 200 milhões, se definiria o resto das despesas. “Temos que inverter a lógica. O investimento tem que ser prioritário”, ressaltou.

Nas duas cidades, o pré-candidato foi acompanhado pelo deputado Elenil da Penha (PMDB), pelos vereadores araguainenses Geraldo Silva (PMDB), Gilmar da Auto Escola (PSC), Israel da Terezona (PDT) e Gipão (PR).