Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Senador Ataídes Oliveira com Dona Martina da Conceição, que aos 97 anos recebeu o título definitivo de propriedade

Senador Ataídes Oliveira com Dona Martina da Conceição, que aos 97 anos recebeu o título definitivo de propriedade Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Senador Ataídes Oliveira com Dona Martina da Conceição, que aos 97 anos recebeu o título definitivo de propriedade Senador Ataídes Oliveira com Dona Martina da Conceição, que aos 97 anos recebeu o título definitivo de propriedade

Antiga reivindicação de famílias do Assentamento São João (Palmas-TO) de ter a sua propriedade, foi alcançada no último sábado, 13, quando 55 moradores receberam do Incra os títulos definitivos. Era visível a emoção nas falas e nos rostos, como da matriarca e primeira moradora do lugar, Martinha Maria da Conceição da Silva. Aos 97 anos de vida, ela sabiamente expressou o sonho de toda a comunidade. “Estou feliz porque estou viva e recebendo meu direito”, disse com o título nº 01 em mãos, entregue pelo senador Ataídes Oliveira (PSDB).

Em sua fala, Ataídes reafirmou empenho para resolver a regularização fundiária, um problema social gravíssimo no País e no Tocantins. “No Tocantins existem 352 assentamentos irregulares. “Tem gente que há mais de 30 anos sonha em regularizar seu lote”, afirmou Ataídes, citando como exemplo, o assentamento São João.

Ataídes lembrou que no final de 2016, solicitou pessoalmente ao presidente do Incra, Leonardo Góes, o empenho de R$ 8 milhões para assistência técnica em 226 assentamentos no Estado. A meta é liberar R$ 28 milhões para capacitação até 2020, contemplando mais de 15 mil famílias assentadas no Tocantins.

O presidente da Associação dos moradores, Pedro Ribeiro da Silva Alencar, agradeceu o empenho do senador, estendendo ao trabalho da Superintendência Regional do Incra para emitir os títulos de domínio às famílias. “Toda a comunidade agradece o Carlão,” que se dedicou pra que essas famílias recebessem o seu título”, frisou.

A transferência em definitivo da propriedade para as famílias, aconteceu  em comemoração aos 30 anos de criação do assentamento, ocorrido em 15 de  janeiro de 1987.