Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Novo posto atenderá o cidadão na emissão de passaportes além de tratar de outros assuntos

Novo posto atenderá o cidadão na emissão de passaportes além de tratar de outros assuntos Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Novo posto atenderá o cidadão na emissão de passaportes além de tratar de outros assuntos Novo posto atenderá o cidadão na emissão de passaportes além de tratar de outros assuntos

A partir do próximo dia 22, a Polícia Federal passa a atender ao público no Capim Dourado Shopping. No novo posto de serviço, o cidadão poderá emitir passaportes, regularizar a situação de imigração, devolver e registrar armas ou requerer autorização para uso de produtos químicos. Já os serviços relativos à fiscalização de segurança privada continuam na sede da PF.

A mudança atende antigas reivindicações dos usuários tocantinenses e de estados vizinhos. Havia, por exemplo, reclamações quanto à falta de estacionamento e horários diferenciados. Além disso, segundo a assessoria da Polícia Federal não se sentiam confortáveis na sede da PF, uma vez que se misturavam com intimados, presos e outros frequentadores de delegacia.

Segundo a PF, nas novas instalações, além de melhores acomodações, o cidadão poderá aproveitar a ida ao órgão para desfrutar de toda a estrutura que um centro de compras pode oferecer.

O novo posto da PF,Unidade de Atendimento Capim Dourado Shopping, será inaugurado às 10 horas da próxima segunda-feira, 22 de janeiro.

Portanto, a partir dessa data, quem precisar buscar passaporte, registro de arma ou outro documento emitido pela PF, deve-se dirigir ao novo endereço. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas, sem interrupção.

Sistema Nacional de Passaporte

O cidadão que for realizar uma viagem internacional deve entrar no site da Polícia Federal, preencher o formulário do Passaporte, gerar e pagar a GRU e, após, agendar coleta de dados biométricos na Unidade de Atendimento. Depois de comparecer no posto, no dia e hora marcados, o cidadão será informado a respeito da data de retirada do documento.

Observações

·                    Para ingresso na maioria dos países da América do Sul é necessária apenas a apresentação do RG atualizado.

·                    Passaportes de urgência e emergência têm tratamento especial, mas podem ser emitidos na nova Unidade de Atendimento da PF.

·                    Passaportes oficial e diplomático são emitidos no Ministério das Relações Exteriores (MRE).