Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Desde 2013, em Araguaína, são 6.130 casas entregues ou em construção e outras 1.500 a serem construídas

Desde 2013, em Araguaína, são 6.130 casas entregues ou em construção e outras 1.500 a serem construídas Foto: Marcos Filho/Ascom

Foto: Marcos Filho/Ascom Desde 2013, em Araguaína, são 6.130 casas entregues ou em construção e outras 1.500 a serem construídas Desde 2013, em Araguaína, são 6.130 casas entregues ou em construção e outras 1.500 a serem construídas

O Residencial Primavera Norte será o quinto entregue pelo prefeito Ronaldo Dimas (PR) desde 2013, somando quase 7.000 casas em bairros planejados. Com 500 unidades em construção, o loteamento está com 70% das obras concluídas e entrega prevista ainda para 2018. Segundo  a Prefeitura de Araguaína o município possui o maior programa habitacional da região norte do Brasil, beneficiando cerca de 30 mil pessoas.

Como os outros bairros construídos na gestão de Dimas, o Residencial Primavera Norte é planejado e será entregue com infraestrutura adequada, como asfalto, calçadas com acessibilidade, redes de esgoto, água e energia. Além de transporte coletivo e também escola, creche, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e unidade básica de saúde nas proximidades.

O residencial possui três áreas públicas para a construção de praças e um espaço destinado para a construção de equipamentos públicos. Com terrenos de 9x18 metros, as casas de 43,5 m² possuem dois quartos, sala com cozinha (modelo americano), banheiro, área de serviço, piso cerâmico e forro.

Assistência Social

Uma das prioridades da gestão do prefeito Ronaldo Dimas é a luta para diminuir o déficit habitacional de Araguaína. “O que nós temos é um projeto de inclusão social com residenciais construídos mais próximos, e não bem distantes como era comum antigamente. Nosso plano diretor reformulou a continuidade de expansão do Município, dando mais qualidade de vida para o araguainense”, explicou o superintende da Habitação, Danilo Leite.

De acordo com a diretora habitacional Dunya Melo, das 13.826 pessoas cadastradas no plano habitacional do Município desde 2013, a atual gestão já conseguiu que mais da metade consiga conquistar o sonho da casa própria. “A luta contra o déficit é grande. Eu conheço uma casa de quatro cômodos onde moram quatro núcleos familiares. Mas estamos no caminho certo para erradicar isto”.

Associativismo

As casas do Residencial Primavera Norte foram fruto da busca de recursos da Prefeitura junto ao Programa Minha Casa Minha Vida Associativismo, do Governo Federal. A Secretaria da Habitação realizou o cadastro e a pré-seleção das famílias a serem contempladas como beneficiários, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). Em seguida, a Caixa procederá com a assinatura dos contratos.

Capital da Habitação

Em Araguaína, são 6.130 casas entregues ou em construção e outras 1.500 a serem construídas. No Residencial Lago Azul foram 2.530 casas entregues. No Costa Esmeralda e Construindo Sonhos, mais de 2.200 famílias já moram com infraestrutura de qualidade.

No Residencial Parque do Lago, 900 casas estão sendo construídas, sendo que 200 já foram entregues. Além das 500 casas em construção no Residencial Primavera Norte, outras 1.500 moradias serão construídas no Residencial Vila Verde.