Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

O araguainense Wellington Lobo, de férias em Araguaína, exibe com orgulho o cinturão

O araguainense Wellington Lobo, de férias em Araguaína, exibe com orgulho o cinturão Foto: Marcos Filho

Foto: Marcos Filho O araguainense Wellington Lobo, de férias em Araguaína, exibe com orgulho o cinturão O araguainense Wellington Lobo, de férias em Araguaína, exibe com orgulho o cinturão

Para atletas de peso pesado e artes maciais, a realização de um sonho é receber além de medalhas, o cinturão. O araguainense Wellington Lobo, de férias em Araguaína/TO, exibe com orgulho o seu. O tão sonhado título foi conquistado no kickboxing, em que o atleta ficou em 1º lugar no sul-americano realizado no ano passado, em Cochabambana Bolívia.

Visitando a cidade natal, onde reside sua família, o atleta deu destaque aos novos espaços de lazer, como a Via Lago e o Parque Cimba. “Encontrei uma cidade diferente da que deixei. Percebi que a cidade mudou muito, está com uma infraestrutura diferenciada e o que eu mais gostei foi a diversidade de lugares, para as pessoas praticarem exercícios e realizarem diferentes tipos de lazer. Fiquei muito feliz, visto que a minha família mora aqui”.

Incentivo ao esporte

O atleta atualmente mora em Capão da Canoa (RS), onde dedica-se aos esportes de MMA, jiu-jitsu, kickboxing e muay thai. “Faltava incentivo no Tocantins. Em Araguaína, não tinha estrutura de treino, era bem precária, por isso para seguir carreira profissional decidi me deslocar pra outra cidade. Hoje, ao retornar, percebo que muita coisa mudou e já  temos mais incentivo ao esporte, sendo que Araguaína chegou a sediar o Pré-Olímpico Nacional de Karatê”.

Com as mudanças realizadas na cidade, o atleta pretende voltar. “Futuramente quero morar novamente em Araguaína para poder reunir meus amigos para um treino. Além disso, pretendo montar uma academia para receber a galera jovem que está começando no esporte de artes maciais, aqui tem muitos que podem deslanchar e ter uma carreira profissional”.

Títulos

Wellington Lobo, que está com quatro anos de carreira profissional, além do cinturão já conquistou várias medalhas. Foi vice-campeão brasileiro de muay thaicinco vezes campeão gaúcho da mesma categoria, também conquistou o título de vice-campeão brasileiro de jiu-jitsu e cinco vezes campeão gaúcho. Além disso, conquistou medalhas também no MMA.

Novos espaços

Araguaína conta com praças arborizadas e possui 11 academias ao ar livre, duas no Parque Cimba, duas na Avenida Marginal Neblina, duas no Setor Costa Esmeralda, uma no Setor Barros, uma na Vila Azul, duas no Setor Araguaína Sul e uma no Setor Patrocínio.

Além disso, a cidade tem o primeiro parque ecológico da região norte, o Parque Cimba, e o maior cartão postal, a Via Lago. Os locais, além de turísticos e de lazer, são os locais preferidos para as práticas esportivas dos araguainenses. Mais dois parques devem ser construídos, o São Miguel e o Nascentes do Neblina.