Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população

O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população Foto: Daianni Parreira/HDT-UFT

Foto: Daianni Parreira/HDT-UFT O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população

As inscrições para o processo seletivo das residências do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) abrem nesta sexta-feira (26) e seguem até dia 02 de fevereiro. Serão oferecidos um total de 09 vagas, sendo 02 vagas para Medicina de Família e Comunidade, 01 vaga para Oftalmologia, 02 vagas para Pediatria, 02 vagas para Infectologia, e 02 para Clínica Médica. 

A seleção será executada pela Comissão de Residência Médica (COREME HDT-UFT) e Comissão Permanente de Seleção (COPESE) da UFT e compreenderá de uma primeira fase, no qual será aplicado o exame de conhecimentos por meio de prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório. E uma segunda fase, de caráter apenas classificatório, onde será realizada a Análise e Arguição.

As atividades dos programas de treinamento iniciarão no dia 01 de março e serão cumpridos em regime de tempo integral e plantões, totalizando 60 horas semanais e perfazendo um total de 2.880 horas anuais. Os candidatos que ingressarem na Residência Médica farão jus a uma bolsa no valor de R$ 3.330,43 de acordo com o estabelecido pela Portaria Interministerial Nº 03, de 16 de março de 2016.

Os Programas serão realizados prioritariamente nas dependências do HDT-UFT e nas unidades de saúde do Estado do Tocantins e do município de Araguaína (TO). Os candidatos selecionados e matriculados serão avaliados regularmente pelos preceptores dos respectivos Programas, de acordo com o desempenho técnico-profissional e a integração nas atividades curriculares. 
Mais informações estão disponíveis no  Edital Nº01/2018.

Sobre a Ebserh


Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.