Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Agenda do pré-candidato ao governo do Estado continua até sexta-feira

Agenda do pré-candidato ao governo do Estado continua até sexta-feira Foto: Joselita Matos

Foto: Joselita Matos Agenda do pré-candidato ao governo do Estado continua até sexta-feira Agenda do pré-candidato ao governo do Estado continua até sexta-feira

Nesta semana, o pré-candidato ao governo do Estado e prefeito licenciado de Araguaína, Ronaldo Dimas (PR), retomou a sua agenda de visitas nas cidades tocantinenses ouvindo as demandas e necessidades dos municípios que fazem parte da Região Sudeste do Tocantins.  A agenda começou na última segunda-feira, 29, por Natividade; prosseguindo nesta última terça-feira, 30, passando pelas cidades de São Valério, Porto Alegre do Tocantins, Rio da Conceição e Dianópolis.

Em cada uma das cidades, Dimas ouviu atentamente as lideranças políticas e também a comunidade a qual falou sobre as principais demandas e também as necessidades que os municípios estão passando. Dentre os problemas citados em todas as reuniões, pediram ajuda ao pré-candidato quanto à dificuldade que a região passa no período de estiagem com a seca e fomentação do turismo.

Natividade

A primeira cidade visitada por Dimas nesta semana foi Natividade, conhecida pela sua história. A cidade precisa de mais investimentos na área do turismo e segmentos que possam alavancar ainda mais a economia local. No encontro realizado na noite da última segunda-feira, 29, o pré-candidato foi recepcionado pela prefeita Martinha (PV); pelo prefeito de Chapada de Natividade, Joaquim Ursino (PR); Ailton Araújo (PR) de Santa Rosa e lideranças políticas dessas cidades.

O ex-prefeito de Natividade e presidente do PR na cidade, Chico Natividade, participou também do encontro, declarando seu apoio a Dimas. “Por uma Natividade melhor, por um Tocantins melhor. Dimas mostrou a sua capacidade de gestão ao administrar Araguaína. E é capacitado para governar nosso Estado também”, declarou.

“Natividade hoje é o portal do turismo na região Sudeste, nós precisamos de muito apoio”, declarou a prefeita da cidade, levantando a questão da fomentação do turismo na região.

No encontro, Dimas destacou que a cidade também pode ter um turismo religioso, não só na época da romaria, fazendo eventos sazonais, além de ter outros investimentos. Abriu a possibilidade de análise para colocar uma extensão de cursos superiores, como Engenharia de Minas e turismo na cidade.

São Valério

A agenda do pré-candidato continuou nesta última terça-feira, 30, iniciando pela cidade de São Valério. Dimas foi recebido pelo prefeito Olímpio Arraes (PSD), vereadores e secretários municipais.

O prefeito Olímpio comentou com o pré-candidato que o desenvolvimento passa pelos municípios e que os gestores devem olhar para essa questão. “Precisamos fazer com que as cidades cresçam para que o Estado cresça também”, afirmou. “O gestor precisa hoje de capacidade, coragem e determinação. E vejo que o senhor tem essas três qualidades”, declarou o prefeito.

Porto Alegre do Tocantins

Seguindo a sua agenda, Dimas visitou Porto Alegre do Tocantins, sendo recebido pelo prefeito Renan Cerqueira (PR); pelo presidente da Câmara Municipal, Vinícius Menezes (PTB), vereadores e lideranças políticas da cidade.

No encontro, o pré-candidato foi questionado sobre algum projeto para solucionar o problema da seca na região. Dimas falou sobre o programa Tocantins Sem Sede, elaborado quando foi secretário estadual das Cidades. “Trabalhamos em um projeto que é o Tocantins Sem Sede e conseguimos R$ 70 milhões, que foram creditados integralmente na conta do governo do Estado e passamos a responsabilidade para a agência de saneamento fazer”, informou.

Além disso, citou a possibilidade de serem feitos pequenos poços artesianos nas pequenas propriedades rurais, que mais sofrem com a seca.

Rio da Conceição

Na penúltima cidade, o pré-candidato foi recebido pelo prefeito Mauro Júnior (PR), vereadores e lideranças do município. No encontro, foi levantada a questão de investimento no esporte. Dimas respondeu que o esporte pode ser incentivado a partir da escola, com atividades que promovam o interesse do aluno por essa atividade.

Dianópolis

Finalizando a agenda desta última terça-feira, Dimas reuniu-se com o ex-prefeito de Dianópolis, Régis Melo (PSD), com os vereadores Manim e Clair Sirtoli (PR), e a comunidade. O vereador de Palmas, Lúcio Campelo, participou das duas últimas reuniões.

Na reunião, foi discutido acerca da segurança pública e da saúde no Estado. Dimas destacou que é necessário ter uma política de segurança no Estado para que os investimentos possam ser realizados continuamente. E quanto a saúde, é necessário ter uma estrutura adequada para os profissionais da área trabalharem.