Estado

Foto: Corpo de Bombeiros/ Subtenente Greyk Equipe dos bombeiros já realizou buscas submersas no local onde o adolescente desapareceu Equipe dos bombeiros já realizou buscas submersas no local onde o adolescente desapareceu

O Corpo de Bombeiros deve iniciar nas próximas horas as buscas de superfície por Sérgio Gomes de Farias, de 17 anos, que desapareceu no rio Araguaia no município de Pau D’arco a 400km de Palmas no norte do estado. A equipe de resgate dos bombeiros já realizou buscas submersas em um perímetro de 800 a 1000 metros do local onde o rapaz desapareceu. “Estamos pedindo apoio de uma balsa que faz a travessia no local para poder mover o flutuante de lugar para fazer as últimas buscas submersas no local. Após isso vamos dar início às buscas na superfície do rio”, informou o capitão Lázaro Nogueira do Corpo de Bombeiros de Colinas.

O adolescente brincava com outros colegas em um balanço improvisado em um flutuante que fica ancorado no rio. A brincadeira consistia em saltar do balanço na água. Em um dos pulos Sérgio afundou e não voltou à superfície. O caso aconteceu por volta das 11h20 desta quinta-feira, 15.

Ainda de acordo com o capitão Nogueira o Rio Araguaia está a cerca de 3 metros acima do nível normal na região, com fortes correntezas e a água barrenta, o que dificulta as buscas.

Alerta

A Defesa Civil estadual mantém o alerta de atenção para toda o Estado do Tocantins por causa do grande volume de chuvas na região. Segundo o diretor executivo, Major Diógenes Madeira, os dois principais rios do estado, Araguaia e Tocantins estão com volume de água acima do normal e é necessário atenção principalmente com as comunidades ribeirinhas.

A situação mais crítica é no município de Pium onde os rios da região subiram tanto que chegaram a desalojar famílias que moram na zona rural. Segundo a defesa civil, no último dia 9, choveu o equivalente a 103 milímetros na região, volume que era esperado para um mês inteiro.

O prefeito Valdemir Barros decretou situação de emergência. As famílias estão sendo socorridas por equipes da defesa civil e prefeitura. Não há informação do número de desalojados,  mas não foram registradas mortes.

Previsão

Segundo o Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos as condições do tempo tendem a favorecer as chuvas que devem continuar até terça-feira. A quantidade de chuvas já superou as médias históricas nos municípios de Pium, Lagoa da Confusão, Araguaçu e Gurupi, somente no início do mês de fevereiro.