Geral

Foto: Divulgação

"A exclusão social e a violência contra a pessoa idosa" é o tema do 1º Colóquio que será realizado pelo programa de extensão Universidade de Maturidade (UMA), no Câmpus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Palmas. O evento terá início nesta terça-feira, 27, a partir das 19h, no auditório do prédio do programa. Os interessados podem se inscrever gratuitamente acessando o formulário online. A carga horária será de 8 horas.

O objetivo do evento é oportunizar a esse público discussões sobre as transformações, impactos e perspectivas relacionadas ao envelhecimento humano, em especial, sobre os processos de exclusão social e violência contra a pessoa idosa no Tocantins.

O Colóquio é voltado para pesquisadores, extensionistas, estudantes de programas de pós-graduação lato e stricto sensu, estudantes de cursos de graduação, estudantes da Universidade da Maturidade da UFT voltados e interessados nos estudos interdisciplinares que articulem as questões da exclusão social, do envelhecimento humano e da violência contra a pessoa idosa.

A organização do Colóquio é do Núcleo Interdisciplinar em Direitos Humanos (Niedih) e do mestrado Profissional Interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, além do próprio programa de extensão UMA. A pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT (Proex), o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJ-TO) e os grupos de pesquisa Pro-gero e Forprof (UFT/CNPq) apoiam o evento.

Programação

Nesta terça (27), a temática de abertura será às 19 horas abordando as "Relações Intergeracionais e Violência: a importância da Educação Gerontológica no enfrentamento da violência contra a pessoa idosa". Participarão dessa temática inicial a professora Dr.ª Denise de Barros Capuzzo e o professor Dr. Denilson Barbosa de Castro, com mediação do professor Dr. Paulo Fernando de Melo Martin.

Na quarta-feira (28), das 9h às 12h, ocorre uma roda de conversa com o tema "Pesquisa e Extensão sobre o Envelhecimento Humano e Direitos da Pessoa Idosa", com mediação do professor Dr. Luiz Sinésio Neto (Medicina/PPGES/UMA-UFT/Coordenador Geral da UMA). Das 14h às 16h, o tema “Violência e Desigualdade Social: desafios na construção de uma sociedade democrática" será abordado pela professora Dr.ª Patricia Medina (Pedagogia/PPGPJDH/UFT), Cynthia Paula, Kátia Néia e José Maria Lima, com mediação da professora Dr.ª Neila Osório (Pedagogia/Coordenadora Nacional da UMA-UFT).