Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Tamires Rodrigues

Foram empossados na manhã desta sexta-feira, 9, os 24 novos conselheiros do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEDE-TO). A solenidade aconteceu no auditório do Procon-TO, em Palmas/TO. “Os Conselhos têm hoje em dia uma atuação decisiva no processo de democratização do poder local e da ampliação do controle social sobre a gestão pública”, afirmou o subsecretário da Cidadania e Justiça (Seciju), Felizardo Ramos.

O Conselho é formado por 12 titulares e 12 suplentes, representando seis entidades da sociedade e civil e seis órgãos governamentais, incluindo a Seciju. Para o conselheiro, Pedro Alves, “o papel dos conselhos é de implementar, fiscalizar e fortalecer as questões voltadas para as pessoas com deficiência. O conselho que é formado de maneira paritária e plural, tem essas obrigações, mas a sociedade como um todo também, para que o conselho enquanto organização de deliberação legal pode discutir e levar além, para que de fato as políticas cheguem as pessoas que realmente precisam”, explicou.

A presidente da Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e conselheira, Marciane Machado. “Temos o dever de fazer cumprir pelo Estado a Lei da Pessoa com Deficiência e o nosso Estatuto”, frisou.

A diretora de Direitos Humanos, Suamí Freitas, também esteve ao lado do subsecretário e deu posse aos conselheiros. Para ela, que já foi secretária executiva do COEDE-TO há alguns anos, essa é uma conquista muito grande. “É muito bom ver que o Coede continua tão ativo, com conselheiros que tem toda a capacidade de gerir essa entidade e nos ajudar nas políticas governamentais, e saber que nós ajudamos nessa articulação e continuaremos trabalhando juntos”, disse.

O evento também contou com uma apresentação musical do artista Raimundo matias, conhecido como Castelinho da Gaita, que superou a dificuldade da deficiência visual e descobriu uma maneira de continuar a tocar. Os alunos da Apae de Palmas também deixaram a solenidade ainda mais bonita com uma apresentação de dança para os presentes.