Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

As chuvas que acometeram a região norte do Tocantins nos últimos dias fizeram com que rompesse uma galeria no quilômetro 23 da TO-201, entre os municípios de Axixá e Sítio Novo. A via está parcialmente interditada e equipes de engenharia da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) estão no local desde o final da tarde da última sexta-feira, 23, avaliando os danos.

A rodovia é uma das principais ligações entre o Tocantins e o Maranhão. Ela é a via de acesso da população da região do Bico do Papagaio à cidade de Imperatriz.

Com a interdição parcial da via, apenas carros de passeio estão autorizados a passar pelo trecho danificado. Os veículos pesados, que saem do Tocantins como destino a cidade de Imperatriz ou deixam a cidade maranhense vindo para o Tocantins, devem usar a BR-236, via Estreito.

Os engenheiros da Ageto, juntamento com equipes da empresa responsável pela manutenção da rodovia, também avaliam a criação de um desvio, nas proximidades do trecho danificado, por meio de uma estrada não pavimentada. “Até o final da tarde teremos um posicionamento definitivo sobre as próximas ações a serem tomadas”, explicou Manoel Lúcio Ruiz, engenheiro civil da Ageto.

Depois do processo de avaliação técnica, os engenheiros devem planejar as ações para o reparo definitivo dos danos.