Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Wahlbrink Fotografia Neste ano, a equipe da Art’Sacra conta com cerca de 500 voluntários, dentre atores, figurantes, direção e técnica Neste ano, a equipe da Art’Sacra conta com cerca de 500 voluntários, dentre atores, figurantes, direção e técnica

Considerado o maior espetáculo teatral do Tocantins, a Paixão de Cristo será apresentada pela Cia Art’Sacra nessa sexta-feira, 30, às 19 horas, na Praça dos Girassóis, em Palmas. Para a entrada será cobrada 1 kg de alimento não perecível, que será destinada a famílias carentes e projetos sociais da região. A expectativa é de que cerca de cinco mil pessoas compareçam para prestigiar ao espetáculo.

Neste ano, a equipe da Art’Sacra conta com cerca de 500 voluntários, dentre atores, figurantes, direção e técnica. Uma das novidades para a Paixão de Cristo 2018 é a união e a mistura de diversos, com a participação de indígenas da etnia Xerente de Tocantínia, socioeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo de Palmas (Case), grupos de idosos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAs), alunos da APAE de Palmas e representantes das mais diversas religiões.

Diretor do espetáculo, Valdeir Santana, considera que a o espetáculo neste ano vai ser ainda mais emocionante, permitindo a integração de diversos povos. “Estamos cumprindo o IDE de Jesus Cristo, que não vê segregação de classe para levar a mensagem da Cruz. É um encontro inédito em uma Paixão de Cristo, uma oportunidade única de troca de experiências para quem participa e também para quem assiste”, declarou o diretor.

Manoel Xerente vai interpretar um dos soldados no espetáculo e conta que é a primeira vez que a comunidade participa de uma Paixão de Cristo. “Temos a certeza de que vai ser de grande importância para a comunidade Xerente, pois será uma manifestação de alegria. A partir daí, vamos criar um novo caminho de parceria do nosso povo, valorizando também a parte cultural do povo Xerente”, ressaltou.

Reconhecimento

O espetáculo da Paixão de Cristo realizado pela Art´Sacra Cia. de Teatro foi instituído no calendário de eventos oficiais do município de Palmas, Lei 2.287, de 10 de janeiro de 2017. Em maio de 2010, a Fundação Cultural do Estado do Tocantins concedeu ao espetáculo teatral sacro da Paixão de Cristo, evento Cultural do Estado, pelos seus trabalhos realizados na área de teatro e formação. Tal reconhecimento ressalta a sua importância na sociedade como uma entidade que fomenta a cultura sacra e popular e colabora desta forma com a formação cultural do Estado do Tocantins.

História

A Companhia foi fundada em 16 de maio de 2005 por um grupo de jovens apaixonados pelo teatro e que sempre atuavam nas apresentações sacras onde dramatizavam passagens dos Evangelhos e outras temáticas para reflexões litúrgicas e formações socioeducativas na Paróquia Dom Orione, em Palmas.