Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Indignados com a gestão da Prefeitura de Porto Nacional, moradores do distrito de Luzimangues protocolaram ofício ao secretário municipal da Fazenda, Iomar Teixeira de Souza, solicitando o valor da arrecadação gerada pelo distrito e a destinação da receita, ainda no dia 1° de março. Eles reclamam da falta de pavimentação e excesso de buracos nas ruas, acúmulo de lixo, mato alto, falta de iluminação, água tratada e segurança.

O sargento militar Wadson Santos, mentor do ofício, cobra explicações da prefeitura, já que, segundo ele, o IPTU cobrado tem sido “exorbitante”. “A prefeitura não tem condições de manter o distrito. Não temos banco, segurança, infraestrutura. O posto de saúde não dá conta da demanda”, protestou.

Atualmente, existem somente duas viaturas que são responsáveis pela patrulha do distrito e, devido à ampla extensão territorial, limita a atuação eficaz e plena da Polícia Militar e Civil, fator que aumenta ainda mais o número de assaltos na região. Além disso, com o crescimento populacional de Luzimangues, o posto de saúde não consegue suprir à quantidade de demandas oriundas dos moradores e, recentemente, foi constatado por eles a falta de vacinas básicas.

Problemas como a aglomeração de lixo nas ruas são recorrentes, pois a região não possui um aterro sanitário para descarte dos resíduos, contribuindo desta forma para o aparecimento de insetos indesejáveis, como baratas. “Com o decorrer do tempo Luzimangues tem crescido muito, porém o governo municipal não consegue acompanhar esse crescimento e oferecer o mesmo gerenciamento dado a Porto Nacional. Existem escolas e somente um posto de saúde, mas a administração do poder público não possibilita um desenvolvimento satisfatório e eficaz para o distrito”, ressaltou a 1ª secretária da Associação Amor do Lago, Nassa Elida.

“Meu filho está na lista de espera desde janeiro e já está na idade de começar sua educação escolar, além de querer muito frequentar a escola. A situação é bastante complicada, não só para mim como para todos os moradores que precisam encaminhar seus filhos ao colégio”, apontou a secretária do lar, Sandra Freitas Nasser.

“Os pais, principalmente de crianças entre 4 e 5 anos, encontram uma dificuldade muito grande em conseguir vaga para seus filhos nas instituições de ensino do distrito. As filas de espera são longas, ficando várias crianças fora da escola. O fato de Luzimangues não possuir nenhuma creche também prejudica muito os moradores que precisam desempenhar suas atividades de trabalho e não têm lugar para deixar seus filhos”, complementou a secretária.